Rio de Janeiro, RJ. 1/6/2021 –
Atualmente, a economia linear é amplamente utilizada. O modelo linear envolve a extração de recursos naturais, a manufatura, a distribuição, consumo e o descarte. Há a necessidade de extrair mais recursos naturais para ter crescimento econômico.
De acordo com o Portal da Indústria, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria mostrou que 88,2% dos entrevistados avaliaram a economia circular como importante ou muito importante para a indústria brasileira.
Algumas empresas estão abandonando o modelo de economia linear e adotando o modelo de economia circular. O modelo circular promove benefícios ambientais, pois há menos extração de recursos naturais e uma diminuição do descarte nos aterros sanitários.
No setor de saúde, um exemplo de economia circular é a prática do reprocessamento dos produtos para a saúde. O reprocessamento pode ser feito dentro ou fora do hospital. A vantagem de realizar o reprocessamento fora do hospital é a redução de custos, pois ao contratar uma empresa especializada em reprocessamento, o hospital pode diminuir custos com reprocessamento.
“Na Bioxxi, utilizamos o óxido de etileno para esterilizar produtos termossensíveis. Os artigos termossensíveis podem ser esterilizados dentro do hospital com autoclave por plasma de peróxido de hidrogênio, no entanto o custo desse processo é muito alto e os hospitais não podem utilizar o óxido de etileno em suas dependências. Por isso, o hospital precisa de uma empresa reprocessadora”, explica Rose Macário, responsável pelos assuntos regulatórios na Bioxxi.
De acordo com Resolução – RDC Nº 15, de 15 de março de 2012 da Anvisa, o reprocessamento de produto para saúde é o conjunto de ações relacionadas à pré-limpeza, recepção, limpeza, secagem, avaliação da integridade e da funcionalidade, preparo, desinfecção ou esterilização, armazenamento e distribuição para as unidades consumidoras.
“Os serviços que a Bioxxi oferece beneficiam hospitais, pacientes e o meio ambiente. Os hospitais conseguem diminuir seus custos com compra de materiais e com direcionamento do resíduo hospitalar, isso permite ter procedimentos e cirurgias a um custo mais acessível”, explica Rose Macário.
Empresas reprocessadoras podem gerar benefícios para a economia e para o meio ambiente. Os hospitais conseguem diminuir custos e ampliar o acesso à saúde quando adotam o modelo de economia circular. Isso contribui para o desenvolvimento social e sustentável.
Website: https://bioxxi.com.br/