São Paulo, SP 20/5/2021 –
A analista de Marketing Ana Carolina Neves aposta na confiança entre clientes e empresa para fortalecer a imagem de suas marcas; estratégias de comunicação ganham destaque
Uma série de fatores tem implicado para que grandes corporações, empresas e até pequenos empreendedores fortaleçam a imagem de suas marcas. Eles vão desde a concorrência no mercado, até a possibilidade de evidenciar os produtos por meio de mecanismos como SEO e demais plataformas de marketing dentro de aplicativos como Facebook, YouTube e Instagram. Nesse cenário, consolidar a reputação das marcas pode ser um grande diferencial.
Um exemplo da importância da solidez das marcas é a relação que elas estabelecem com nichos socioeconômicos e suas preferências de consumo. De acordo com um estudo da Kantar, apesar da hegemonia de algumas marcas já reconhecidas, nacional e internacionalmente, o mercado brasileiro está em disputa, pois classes diferentes se identificam ou preferem produtos distintos, tanto pela qualidade quanto pelo poder aquisitivo. A gigante Coca-Cola, por exemplo, tem uma penetração de 88,8% nas classes A e B, no entanto, esse número cai para 76,1% se comparado aos consumidores das classes D e E, em relação ao público brasileiro. Esse último nicho prefere marcas mais acessíveis como o caso de produtores de bebidas locais ou nacionais, ainda não estabelecidos como grandes corporações.
Construir confiança entre cliente e empresa
Tal estudo revela que, independentemente do grupo que tem acesso a determinadas marcas, é muito importante que as empresas demonstrem serem confiáveis para o consumidor. Essa confiança pode ser demonstrada, por exemplo, através das próprias redes sociais ou em sites onde o cliente deixa seu comentário avaliando de maneira positiva ou negativa o produto, especificando suas impressões e sugerindo melhorias. As ferramentas de avaliação podem ser inseridas tanto no anúncio do produto ou no “reclame aqui” das empresas.
Segundo Ana Carolina Neves, analista de Marketing Digital do DINO, agência de notícias corporativas de São Paulo, “As mídias sociais são igualmente importantes para construir a reputação da marca, uma vez que um potencial comprador tem fácil acesso aos posts e comentários sobre a marca na internet. Assim, estar presente nas discussões é a maior chance que a sua marca tem de falar por si mesma, acabar com fake news ainda no início e educar detratores para que conheçam a realidade da empresa.”
Para a analista de Marketing, as crises geradas no mercado e nas relações de consumo, advindas da pandemia de Covid-19, por exemplo, funcionam como alavanca para que a relação estabelecida entre cliente e empresa seja cada vez mais criteriosa. “Manter os canais de comunicação abertos, oferecer produtos de qualidade, direcionados a grupos diversos e se manter sempre atento às demandas dos consumidores é um caminho essencial para quem deseja sobreviver profissionalmente a esses tempos difíceis”, afirma a profissional.
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