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Como evitar erros na terceirização de serviços administrativos?

Belo Horizonte 12/5/2021 – A terceirização ocorre quando uma empresa especializada nesse tipo de serviço é contratada para realizar tarefas administrativas da contratante.

É necessário que a empresa de terceirização com a qual decide estabelecer um relacionamento mantenha a mesma filosofia e enfoque na atividade para qual foi contratada. Desta forma, é possível que ela estabeleça uma relação de confiança duradoura e que a prestação do serviço esteja alinhada às necessidades da organização.

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da terceirização de serviços administrativos e como fazer da maneira correta. Elas devem saber, em primeiro lugar, que a terceirização de serviços é uma solução para que as empresas contratantes possam delegar atividades administrativas a uma empresa especializada, para que a economia de tempo e dinheiro possa beneficiar a empresa contratante dos serviços administrativos.

A realização de atividades relacionadas à gestão administrativa do negócio ocupa muito tempo dos funcionários. Muito esforço é gasto orientando eles, verificando ou agindo processos e muitas empresas não dispõem de tempo hábil ou força de trabalho para fazer essas tarefas.

No entanto, apesar de ser uma realidade no mercado, muitas empresas ainda não sabem como implementar a terceirização e acabam cometendo alguns equívocos. No texto de hoje, são abordados os erros comuns na terceirização de serviços administrativos, e como eles podem ser evitados.

O que é terceirização de serviços administrativos?
A terceirização ocorre quando uma empresa especializada nesse tipo de serviço é contratada para realizar tarefas administrativas da contratante. A rotina administrativa é um trabalho complicado, que requer tempo e dedicação para ser executado da melhor maneira possível pelas empresas. Em muitas ocasiões, elas não têm pessoal suficiente para essa tarefa ou tem muito trabalho para assumi-la. Nessas ocasiões, é realizada a terceirização.

Grande parte dos serviços administrativos pode ser contratada pelas empresas, dentre os quais elas procuram por:

1. Controle de ponto;
2. Contabilidade;
3. Assistência jurídica;
4. Portaria;
5. Recepção.

Dessa forma, a terceirização pode proporcionar diversas vantagens para a contratante, permitindo que ela se concentre nos seus objetivos principais. Em relação às vantagens da terceirização de serviços administrativos, as empresas que oferecem serviços de terceirização também proporcionam benefícios importantes para qualquer empresa contratante, entre elas, estão a redução de custos. Pois o valor a ser pago a essas empresas terceirizadas é mais barato do que o custo de contratação de pessoal para realizá-lo.

Além disso, a otimização de processos é uma característica importante das empresas de terceirização de serviços administrativos, e elas possuem um procedimento comprovado para as tarefas administrativas, tornando-as mais eficientes. A simplificação de procedimentos também é uma grande vantagem, pois ela garante que todas as formalidades e procedimentos a cumprir com a administração, não devam mais ser realizados pela empresa contratante, poupando ela de tarefas e simplificando procedimentos.

Em relação aos erros comuns na terceirização da folha de pagamento, é importante evitar que eles possam ter consequências significativas para a empresa contratante. Nesse sentido, o processo de terceirização de serviços administrativos deve ser analisado para determinar em que medida a empresa contratante precisa desses serviços e quais as vantagens que pode trazer em relação ao desenvolvimento interno. Os erros mais comuns cometidos pelas empresas contratantes são listados a seguir:

Fator estratégico
Um dos primeiros aspectos a ser considerado é que a terceirização de serviços administrativos não deve ser considerada apenas como uma forma de assumir tarefas que não podem ser realizadas pela empresa, mas como uma decisão estratégica. Cada vez mais organizações estão cientes da importância desse tipo de decisão para a organização e para os clientes.

Confiança
É necessário que a empresa de terceirização com a qual decide estabelecer um relacionamento mantenha a mesma filosofia e enfoque na atividade para qual foi contratada. Desta forma, é possível que ela estabeleça uma relação de confiança duradoura e que a prestação do serviço esteja alinhada às necessidades da organização.

Diferenciação
Às vezes, o motivo para terceirizar um serviço, como a gestão de serviços administrativos, ocorre para ajudar a empresa contratante a se diferenciar. Se a organização não pode realizar uma determinada atividade da melhor forma, é preferível que ela se alie a uma outra empresa terceirizada que tenha um nível de especialização nessa tarefa e possa desenvolvê-la com altos níveis de qualidade. Dessa forma, a empresa contratante se diferencia e mantém os níveis de qualidade adequados.

Medo de perder o controle
Em muitos casos, os fatores que levam uma organização a não terceirizar um serviço decorrem do medo de perder o controle de uma área da empresa. Este medo pode ter um impacto negativo no desenvolvimento da atividade na organização que não seja realizada de forma otimizada.

Dispensar trabalhadores
A terceirização de um serviço não deve envolver a substituição ou a ausência de trabalhadores. Eles podem desenvolver as atividades em uma área terceirizada, e também podem continuar a desenvolver tarefas dentro da organização.

Portanto, a terceirização de serviços administrativos é uma estratégia que pode otimizar os processos e ajudar a melhorar os resultados da empresa contratante. No entanto, é preciso ficar atento para não cometer os erros mais comuns. Com essas dicas pode ser possível ter sucesso com a terceirização de serviços administrativos.

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