Comportamento Cultura Economia Economia Educação Geral Geral Tecnologia

Novos tempos

Bibliotecários em alta? Profissão está entre as mais valorizadas do país, aponta LinkedIn

Do silêncio das bibliotecas ao ambiente frenético das startups, profissão se reinventa e torna-se estratégica; graduações que acompanham mudanças formam profissionais cada vez mais apreciados pelo mercado

Quando pensamos em profissões em um mundo tecnológico, a formação de bibliotecário pode não ser a primeira que vem à mente. Surpreendentemente, esse profissional ficou em 10º lugar no ranking das 25 profissões em alta no Brasil em 2024 do LinkedIn. O bibliotecário está expandindo sua atuação para além das bibliotecas, ocupando funções estratégicas em ambientes digitais e se adaptando às novas exigências.

“O bibliotecário é cada vez mais necessário devido à demanda por profissionais qualificados para gerenciar a sobrecarga de informações, conforme afirma Miriam de Cássia Mattos, coordenadora do curso de Biblioteconomia da UNIASSELVI.”

Segundo ela, as características mais valorizadas nesta área incluem competência digital, que permite o uso de sistemas e ferramentas tecnológicas para gerenciar informações, e habilidades interpessoais, fundamentais para a mediação entre usuários e recursos informacionais. “Além disso, profissionais que apresentam organização, pensamento analítico e capacidade de se adaptar a novas realidades têm sido amplamente requisitados, principalmente para funções inovadoras como análise de dados e preservação digital”, ressalta. 

De bibliotecas a startups 

Em bibliotecas, o profissional é fundamental na gestão de acervos físicos e digitais, facilitando o acesso a conteúdos acadêmicos e culturais por meio de repositórios online. O bibliotecário também pode atuar como curador de informações em empresas, escolhendo dados confiáveis e organizando sistemas de busca.

“Exemplos práticos incluem a atuação em startups de tecnologia, onde aplica sua expertise em organização e metadados para gerenciar grandes volumes de dados. Em empresas, o profissional de Biblioteconomia tem colaborado no desenvolvimento de políticas de preservação digital, garantindo que informações e documentos históricos sejam acessíveis no futuro”, destaca Mattos. 

Reinventando-se para os novos tempos 

Por isso, o curso de Biblioteconomia passou por uma transformação significativa nos últimos anos, com o intuito de acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas. A grade curricular foi atualizada para incluir disciplinas voltadas à tecnologia, incluindo o estágio virtual, como gestão de sistemas de informação, catalogação em ambientes digitais e uso de metadados em sistemas automatizados. 

“Na UNIASSELVI, o aluno encontra um curso que combina teoria e prática, com foco na formação de profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo. O curso proporciona acesso a ferramentas tecnológicas modernas, que ajudam no desenvolvimento de competências digitais e na gestão de acervos físicos e virtuais. A interação com práticas reais do mercado permite que o estudante desenvolva habilidades aplicáveis tanto em bibliotecas tradicionais quanto em novos espaços, como empresas de tecnologia e instituições culturais. Além disso, a UNIASSELVI oferece uma abordagem interdisciplinar, conectando o curso a um corpo docente variado”, aponta a coordenadora. 

Sobre a UNIASSELVI  

A UNIASSELVI é uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil. Com uma oferta diversificada de mais de 500 cursos, que incluem Graduação, Pós-Graduação, Profissionalizantes e Técnicos, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EAD), a instituição se destaca pela sua abrangência e qualidade educacional. Presente em todos os estados brasileiros, a UNIASSELVI conta com uma ampla rede de mais de 1,2 polos e mais de 16 campi de ensino presencial. É reconhecida como a única instituição de grande porte nacional a receber nota máxima no Recredenciamento Institucional, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A missão da UNIASSELVI é fornecer os recursos e o suporte necessários para que os alunos construam suas próprias histórias e alcancem o sucesso acadêmico e profissional, promovendo assim o desenvolvimento pessoal e profissional de cada estudante. 

Foto: Divulgação UNIASSELVI / Shutterstock

Deixe um comentário