Busca orgânica: por que é fundamental estar bem posicionado na listagem do Google?
Técnicas que favorecem o posicionamento de um site no mecanismo de busca do Google viabilizam um maior número de acessos e a obtenção melhores resultados.
Por *Flávia de Paula – Diretora de Social Media
A produção de conteúdo é um fator importante para a dinamização dos sites de qualquer empresa voltada para a divulgação de informações, serviços ou demais materiais de cunho instrutivo – em suma, de todos os sites. Assim sendo, é importante conquistar a atenção do leitor e, por meio da qualidade do conteúdo que é oferecido, mantê-la constantemente, a fim de que seja consolidada sua fidelização, garantindo futuros acessos a outras postagens. Para tanto, antes de tudo, é preciso que haja um bom posicionamento na busca orgânica do Google, afinal, é a tendência da maioria das pessoas concentrar-se nos resultados iniciais de qualquer pesquisa.
Este bom posicionamento no Google, derivado da busca orgânica, é resultado de uma série de procedimentos realizados na própria redação do texto, não exigindo qualquer investimento extra. Tudo o que esta abordagem impõe é uma atenção maior às especificidades do Google, o que seu mecanismo de busca prioriza e favorece em termos de organização de conteúdo nos textos divulgados. Nesse contexto, um dos principais instrumentos de tal operação é a palavra-chave, e a forma como ela é empregada ao longo do texto. Ela nada mais é do que o termo que sintetiza exatamente aquilo que é procurado, isto é, aquilo que o leitor quer saber em sua busca.
Para que o conteúdo apareça entre os primeiros colocados na ocasião de uma pesquisa do Google, é preciso, entre outras coisas, fazer um uso eficiente da palavra-chave no decurso do texto, inclusive no título, pois isto ajuda a facilitar o entendimento de quem o acessa e, consequentemente, torna o conteúdo como um todo mais cristalino, uma vez que propicia uma suavização da experiência do leitor. Delimitar o tema do conteúdo e, a partir disso, encontrar a palavra-chave, aquela que irá iluminar o desdobramento de todo o resto, é essencial. O emprego da palavra-chave deve ser realizado de tal forma que o texto se torne plenamente compreensível, oferecendo ao leitor os caminhos ideais para que ele tenha totais condições de sanar as dúvidas que o levaram a fazer a pesquisa.
A intensidade de acessos também é um fator decisivo para o bom posicionamento da página em uma busca orgânica: quanto mais visitas houver ao site, maiores serão as possibilidades de que suas postagens ganhem visibilidade no Google. Mas, para isso, é necessário produzir um conteúdo relevante, tendo em vista que é justamente esse aspecto que irá atrair o público e, potencialmente, conquistar sua fidelização. A interação dos leitores – seja acessando ou explorando o site – é determinante para que haja um ganho neste sentido, então é preciso levar em consideração o tipo de conteúdo que irá capturar e manter a atenção do seu público-alvo.
Há estratégias que permitem uma imersão maior do leitor no site, como, por exemplo, o uso de links internos, que o direcionem para outros conteúdos produzidos anteriormente. Esta medida permite que o leitor navegue por mais tempo, e pode ser implementada em diferentes contextos – por exemplo, como forma de expandir e complementar o assunto exposto em algum texto, servindo como uma espécie de suplemento de conteúdo, ou mesmo como um convite à leitura de um conteúdo adjacente, que possa vir a despertar o interesse de quem acessa o site. Vale lembrar que a experiência do usuário é um fator de altíssima relevância, então é indispensável que o espaço que ele acessa seja confortável e adequado para a leitura; quanto mais flexível e adaptável este espaço for para múltiplos aparelhos, melhores serão as chances de que o leitor tenha uma boa experiência – afinal, nos dias de hoje, dispositivos portáteis são tão importantes quanto computadores, e desempenham um papel fundamental em termos de acesso aos meios digitais.
O uso de links externos – links que direcionem o leitor a outras páginas – também pode contribuir para que o conteúdo apresente maior importância, já que, da mesma forma que ocorre com o uso de links internos, esta medida permite uma expansão da compreensão do leitor a respeito do assunto abordado – a diferença é que as fontes apontadas pelo link podem valorizar ainda mais o conteúdo até então acessado, conferindo ao texto um nível maior de pertinência.
Conquistar o acesso e a atenção do leitor é imprescindível para qualquer empresa que deseje angariar público através de seu site. Quando devidamente aplicadas, as providências aqui apresentadas podem contribuir para com a melhoria do posicionamento de um site na busca orgânica do Google, sendo recomendadas para que se obtenha, afinal, resultados possivelmente mais satisfatórios.
*Flávia de Paula é graduada em Jornalismo e possui diversas especializações na área de Gestão de Marketing de Alta Performance e Planejamento Estratégico. Especialista em Marketing Digital com certificações em mídias, gestão de pessoas e relacionamento, atualmente é diretora de Social na agência e-nova, especializada em marketing online, com a responsabilidade de liderar sua estratégia e desenvolver novos negócios.