Agenda Cultura Geral Ondas do Bem

Japão

Japan House São Paulo traz programação online sobre o Japão contemporâneo e conversa em celebração aos 112 anos da imigração japonesa no Brasil

O projeto #JHSPONOLINE, realizado por meio das plataformas digitais da Japan House São Paulo, preparou para a segunda quinzena de junho uma programação repleta de conteúdos e atividades culturais, que celebram e desvendam diferentes vertentes do Japão contemporâneo. Todos os dias, entre 15 e 27 de junho, um novo conteúdo será compartilhado com o público, com o objetivo de promover cada vez mais a cultura japonesa, além de proporcionar entretenimento e a possibilidade de aprender sem precisar sair de casa.

Entre os conteúdos exclusivos para o período, está uma conversa entre o produtor cultural Jo Takahashi e o arquiteto e professor Sarkis Kaloustian, autor do livro Jardim Japonês, a Magia dos Jardins de Kyoto, em que tratam sobre os elementos que compõe um jardim japonês tradicional, além de alguns exemplos de utilização desses conceitos nos jardins contemporâneos. Ainda para os amantes da leitura, o 9º encontro do Clube de Leitura da Japan House São Paulo, que conta com a curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da JHSP e Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, acontece extraordinariamente no ambiente virtual, e discute o livro Trilhas longínquas de Oku do renomado autor Matsuo Basho. Para se inscrever, basta acessar o site do centro cultural e participar do diálogo, que será aberto. O Clube, com encontros mensais, debate uma eclética seleção de títulos japoneses em grupos pequenos de leitores e com mediação de um especialista, buscando ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário.

Para esta fase, entre as novidades na programação do #JHSPONLINE está o quadro de gastronomia japonesa com consultoria exclusiva de Kyoko Tsukamoto, do Sabor Mirai Café e Telma Shiraishi, do restaurante AIZOMÊ, que orientaram com relação aos preparos e cederam suas receitas. Por meio de vídeos animados, a instituição passa a compartilhar semanalmente deliciosas receitas relacionadas a cultura nipônica. Para a estreia, será apresentado um passo a passo de preparo do chá mais consumido no Japão, o Sencha, chá verde, trazendo dicas de como extrair todo o seu sabor da melhor maneira. Já a segunda postagem da série, apresenta um passo a passo de preparo do Oniguiri, o tradicional bolinho de arroz japonês.

Em celebração aos 112 anos da imigração japonesa no Brasil, no dia 18 de junho, às 19h, acontece uma conversa online – mediada pela jornalista Thais Oyama – entre Rubens Ricupero, Presidente Honorário da Japan House São Paulo e Kazuo Watanabe, integrante do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. O encontro é promovido em parceria com o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, e os convidados vão comentar sobre a imigração japonesa no Brasil, sua história, influências, legados e, claro, a construção do forte elo de amizade entre a cultura brasileira e a cultura nipônica. Em uma outra frente em parceria com Estúdio Mauricio de Sousa Produções, a Japan House São Paulo disponibiliza em seu site  uma edição especial do quadrinho “Turma da Mônica: Brasil e Japão, 110 anos de amizade”.

Com a temporada de verão chegando ao hemisfério norte – período chamado de Natsu () no Japão – as paisagens do país são marcadas por uma mudança com as hortênsias em plena floração, essa delicada e florida época terá seu espaço nas redes sociais da instituição. Seguindo as tradições de verão, o público poderá aprender sobre o Furin, um pequeno sino de vento usado pelos japoneses em suas casas nessa época do ano e que tem um papel importante durante essa estação.

Para as crianças, uma atividade lúdica com o artista Fernando Saiki que propõe uma colagem com inspiração na série “36 vistas do monte Fuji de Katsushika Hokusai”, visando ensinar o processo em camadas da gravura japonesa de maneira fácil e intuitiva.

O quadro “Conversa com o Educativo” continua e para essa quinzena as temáticas serão Wabi-Sabi e o sentimento de impermanência”, que fala sobre o aspecto contemplativo da passagem do tempo encontrado em muitas manifestações da cultura japonesa a partir das concepções de Wabi-Sabi e Mono no Aware,  ambos já apresentados na programação online da instituição como conceitos inspiradores;  e “Sou Fujimoto: Arquiteturas do Cotidiano”, que irá trazer os trabalhos mais representativos do arquiteto japonês e treinar o olhar para as diversas formas arquitetônicas que compõem o nosso cotidiano. E para completar, a série JHSP Indica, em que os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

Confira a programação da #JHSPOnline para o período:  

15/06

Jardim Japonês – Jo Takahashi entrevista Sarkis Kaloustian 

O produtor cultural Jo Takahashi, em conteúdo realizado especialmente para JHSPONLINE, entrevista o arquiteto e professor Sarkis Kaloustian, autor do livro “Jardim Japonês, a Magia dos Jardins de Kyoto” (editora K, 2010). A conversa aborda os elementos que compõe um jardim japonês tradicional, além alguns exemplos de utilização desses conceitos em jardins contemporâneos.

16/06, às 16h

Conversa com Educativo – Sou Fujimoto: Arquiteturas do Cotidiano

A conversa com o núcleo educativo da Japan House São Paulo traz o tema “Sou Fujimoto: Arquiteturas do Cotidiano”, que irá discutir sobre os trabalhos mais representativos do arquiteto japonês e treinar o olhar para as diversas formas arquitetônicas que compõem o nosso cotidiano. 

Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline 

Hokusai para crianças

Neste vídeo, Fernando Saiki propõe uma colagem inspirada na série 36 vistas do monte Fuji de Katsushika Hokusai. A atividade visa ensinar para crianças o processo em camadas da gravura japonesa de maneira fácil e intuitiva.

17/06

Gastronomia – Sencha

Com consultoria de Kyoko Tsukamoto (Sabor Mirai Café) e Telma Shiraishi (AIZOMÊ), semanalmente uma receita com referências nipônicas irá ao ar. Na estreia desse programa, será apresentando um passo a passo, por meio de vídeo ilustrado, do chá mais consumido no Japão, o Sencha (chá verde). Sob a orientação de Kyoko Tsukamoto, responsável pelo Sabor Mirai Café, na Japan House São Paulo, a animação trará dicas para fazê-lo da melhor maneira e extrair todo o seu sabor.

18/06, às 19h

Conversa sobre os 112 anos da Imigração Japonesa no Brasil

Para comemorar os 112 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a Japan House São Paulo e o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, promovem uma conversa sobre o tema com a participação de Rubens Ricupero, Presidente Honorário da Japan House São Paulo; e de Kazuo Watanabe, integrante do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Na ocasião da conversa mediada pela jornalista Thais Oyama, ambos comentaram sobre a imigração japonesa no Brasil, sua história, influências, legados e, claro, a construção do forte elo de amizade entre ambas culturas. Esta atividade conta com o apoio do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.

Turma da Mônica: Brasil e Japão, 110 anos de amizade

Ainda em comemoração à Imigração japonesa, a Japan House São Paulo – em uma parceria com o Estúdio Mauricio de Sousa Produções – disponibiliza em seu site, uma edição especial do quadrinho “Turma da Mônica: Brasil e Japão, 110 anos de amizade”.

19/06

Budô – Artes marciais japonesas

No Japão, o conceito do Budô fala sobre a prática de artes marciais modernas que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Seus modos de conduta são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação. A Japan House São Paulo convidou mestres dos esportes apresentados na exposição “Dō: a caminho da virtude” a compartilharem, por meio de vídeos, alguns movimentos simples e que podem ser testados em casa, além de importantes aspectos filosóficos de cada modalidade.

20/06

JHSP Indica

A sérietraz semanalmente dicas dos colaboradores da Japan House São Paulo sobre filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações. 

21/06

Natsu (), o verão japonês

Dia 21/06 inicia-se o verão em todo hemisfério norte. No Japão, essa estação, marcada por temperaturas elevadas, é muito valorizada e marcada por uma mudança da paisagem, com as hortênsias em plena floração. 

22/06

Fukuwarai

Nessa semana vamos aprender a brincar de Fukuwarai, jogo muito tradicional entre as famílias japonesas durante o Ano Novo (Shōgatsu), em que uma pessoa com os olhos vendados tem a sua frente um desenho com formato de rosto e tenta completá-lo com olhos, nariz e boca, também de papéis.

23/06, às 16h

Conversa com Educativo: Wabi-Sabi e o sentimento de impermanência

A conversa com o núcleo educativo da Japan House São Paulo traz o tema “Wabi-Sabi e o sentimento de impermanência”, que fala sobre o aspecto contemplativo da passagem do tempo encontrado em muitas manifestações da cultura japonesa a partir das concepções de Wabi-Sabi.

Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline 

Costumes Japoneses – Tirar os sapatos antes de entrar em casa

Para o segundo post da série sobre costumes japoneses, um dos hábitos mais conhecidos da cultura japonesa mundo afora: o ato de se tirar os sapatos antes de entrar em ambientes domésticos. O post trará informações e curiosidades, além de explicações sobre sua origem.

24/06 

Gastronomia – Oniguiri 

O segundo conteúdo desta série, apresenta o passo a passo do Oniguri, tradicional bolinho de arroz japonês. O vídeo animado contou com a consultaria deTelma Shiraishi, do restaurante AIZOMÊ, que mantém uma unidade na Japan House São Paulo.

25/06

Clube de Leitura: Matsuo Basho “Trilhas longínquas de Oku” 

CLUBE DE LEITURA // 9º ENCONTRO: Trilhas longínquas de Oku @ Matsuo Basho

O Clube de Leitura prevê a realização de encontros com a curadoria de Natasha B. Geenen, diretora cultural da JHSP e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, e vai considerar livros traduzidos diretamente do japonês para o português para ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. A ideia é que os participantes tenham uma discussão informal com a mediação de Paulo Werneck e um convidado especialista no assunto da vez.

SOBRE O LIVRO: https://amzn.to/2XegtUL

INSCRIÇÃO: https://forms.gle/3RdeKUsZJ1P3Pyyn7

*ATENÇÃO: durante a quarentena, os encontros do Clube de Leitura serão realizados online, por meio da plataforma Zoom. O link para o acesso será enviado por e-mail após a inscrição.

26/06

Furin

Objeto carregado de simbologia, o Furin (pequeno sino de vento) é muito utilizado pelos japoneses em suas casas. Nesse post, falaremos sobre seus possíveis significados e relação com o verão.  

27/06

JHSP Indica 

A sérietraz semanalmente dicas dos colaboradores da Japan House São Paulo sobre filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações. 

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais: 

Site: www.japanhouse.jp/saopaulo  

Instagram: @japanhousesp 

Twitter: //twitter.com/japanhousesp 

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo 

Facebook: https://www.facebook.com/JapanHouseSP 

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52 

A sede do centro cultural segue com as atividades suspensas, em conformidade com as orientações dadas pelo Governo do Estado de São Paulo visando contribuir para a não disseminação do coronavírus (COVID-19). 

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo 

JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.