Comportamento Economia Ondas do Bem Receitas Clássicas Saúde

Proteínas Alternativas

The Good Food Institute lança guia gratuito para empreender no mercado de proteínas alternativas

Documento elaborado em parceria com o Insper aborda tópicos básicos de gestão de marca, canais de distribuição, RH e pontos importantes de legislação e regulação

O material foi produzido pelo The Good Food Institute (GFI), instituição sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento do mercado de proteínas alternativas, e adaptado para o Brasil em parceria com o Insper.

O guia tem como objetivo disseminar conhecimento, ajudando a tornar a visão de empreendedores em realidade e contribuindo para o avanço de toda a indústria.

“O GFI acredita que o sucesso do setor está na inovação. Queremos universalizar o acesso à informação de ponta por meio deste manual, mostrando os passos para criar uma empresa no setor, que pode ser útil tanto para quem quer começar como para quem tem desafios em atividades específicas, como se preparar para levantar capital. Ele foi produzido com contribuição de especialistas renomados e conta com o apoio e participação do Insper no Brasil”, observa Felipe Krelling, coordenador de Inovação do GFI no Brasil.

“Como o Brasil possui complexidades bastante únicas, o Insper aportou seu conhecimento e experiência em modelos de negócio, operações e inovação para adaptar os fundamentos do manual à realidade da indústria brasileira”, afirma Vinícius Picanço, professor de operações e sustentabilidade do Insper. “O objetivo é agregar valor imediato às ações de empreendedores que atuam no promissor mercado de proteínas alternativas.”

Mercado promissor

A enorme capacidade de produção de alimentos do Brasil tornou o país conhecido como celeiro do mundo. Porém, nos últimos tempos, é outro tipo de abundância que tem atraído o olhar de fora para o nosso mercado de alimentos: a inovação. Internacionalmente, existe uma demanda grande por novas fontes de proteína e o Brasil tem o potencial para assumir o protagonismo na alimentação do futuro. Essa nova tendência acelerou o desenvolvimento do setor de proteínas alternativas nos últimos anos.

De acordo com o GFI, os primeiros empreendedores neste mercado enfrentaram diversos desafios para ter acesso à informação de qualidade, análises e boas referências. Por isso, o material está sendo oferecido gratuitamente e compartilha experiências de players internacionais, cases de sucesso, pesquisas relevantes e dicas de quem já se estabeleceu no mercado. Todas as informações são adaptadas para a realidade brasileira, o que torna essa ferramenta extremamente relevante para empreender na indústria de proteínas alternativas no Brasil.

“Abordamos os principais pontos do começo ao fim da jornada, desde tirar a ideia do papel, passando por promover um produto, colocá-lo em pontos de venda até o crescimento exponencial da empresa. Além de um panorama geral do processo, incluímos também diversas referências para materiais adicionais. Dessa forma, os empreendedores podem pesquisar e se aprofundar nos pontos mais relevantes para o momento atual da empresa”, acrescenta Felipe Krelling. Inédito no mercado brasileiro, o guia já conta com versões adaptadas em circulação nos EUA, Hong Kong e Singapura. “O manual tem se tornado uma referência tanto para empreendedores quanto para empresas estabelecidas que querem inovar e criar produtos, serviços, modelos de negócio e tecnologias no setor de alimentos”, diz Vinícius Picanço. Segundo ele, investidores também podem utilizá-lo para conhecer mais a fundo as potencialidades do setor e criar sua tese de investimento ou para intensificar processos em andamento.

Clique aqui para mais informações.

Sobre o The Good Food Institute

O The Good Food Institute é formado por um time de especialistas em negócios, ciência e políticas públicas, que atua para gerar inovação na indústria de alimentos. O objetivo desta iniciativa é promover novas fontes de proteínas, que complementam a oferta global de alimentos oferecendo alternativas análogas às de origem animal. Apoiando especificamente os setores de proteínas vegetais e carne cultivada, o fomento ao empreendedorismo é um dos principais focos do Instituto.

O GFI trabalha para acelerar a chegada ao mercado de alimentos a base de vegetais ou de tecidos cultivados que sejam saborosos, com preços competitivos e tenham ampla distribuição. Com isso, segue tornando a cadeia de produção de alimentos mais sustentável, justa e saudável.

Sobre o Insper

O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos dedicada ao ensino e à pesquisa nas áreas de administração, economia, direito e engenharia. Tem como missão ser um centro de referência explorando complementaridades nessas áreas. Suas atividades de ensino abrangem cursos para todas etapas de uma trajetória profissional. Em seu campus, na Vila Olímpia (SP), oferece desde cursos de graduação (economia, administração e engenharia), de pós-graduação (MBA, certificates, mestrados profissionais e doutorado) e de educação executiva (programas customizados e de curta e média duração).

No âmbito da produção de conhecimento, atua por meio de centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em projetos visando à produção de conhecimento em políticas públicas (CPP), estratégia (CPE) e finanças (CEFI) e ainda conta com um centro que estimula o empreendedorismo (CEMP). A instituição recebeu a acreditação EQUIS, pela European Foundation for Management Development – EFMD, e pertence ao seleto grupo de escolas de negócios, menos de 1% no mundo, que possui a Triple Crown (AMBA + AACSB + EQUIS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.