Cultura Economia Ondas do Bem Tecnologia

Aplicativos

Estudantes criam aplicativos em maratona de desenvolvimento

Três aplicativos devem entrar para o rol de novidades no mundo da tecnologia em Pernambuco, com soluções voltadas para idosos, marcação de exames médicos e “financiamento” coletivo para doação a pessoas em vulnerabilidade social. As futuras startups nasceram durante o Desafio Quarentena, uma maratona de ideação e prototipação realizada pelo Porto Digital com participação da Faculdade Senac, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Universidade Tiradentes (Unit). 

Together, o app criado pelo grupo Nico, tem como proposta conectar pessoas em vulnerabilidade social com doadores, que podem se cadastrar na plataforma e já escolher o que pretendem doar. A partir daí, o próprio aplicativo direciona a contribuição para famílias residentes de comunidades.

Já o Colab Saúde, da equipe Unicapers, tem como premissa uma plataforna onde o usuário pode realizar a marcação de exames de sáude, com geolocalização para identificar os laboratórios que oferecem o serviço com base em tipo, localidade e preço. A ideia é que, por meio das marcações, os pacientes não só recebam descontos nos futuros exames, como também colaborem para que pessoas em situação vulnerável consigam ser examinadas por preços mais acessíveis. 

O time da Quick Results, formado por estudantes da Faculdade Senac, construiu o aplicativo Contigo, que é voltado para promover redes colaborativas entre idosos e pessoas mais jovens. No app, quem é mais velho pode pedir ajuda para buscar produtos e encomendas em farmácias, supermercados, padaria, etc – e os usuários cadastrados se comprometem a levar o material para facilitar a vida de quem não tem mais a mesma capacidade de locomoção. 

Sobre o Desafio Quarentena

O Desafio Quarentena, evento promovido pelo Porto Digital, foi uma maratona de ideação e prototipação 100% online com objetivo de gerar soluções inovadoras para problemáticas no contexto da pandemia, dentro das áreas de empregabilidade, inclusão digital ou saúde.

Ao todo, foram 91 inscritos, 11 mentores principais que acompanharam as equipes integralmente e ainda um time de 12 especialistas das três instituições de ensino. As 10 equipes participantes receberam mentorias e informações para o desenvolvimento de projetos, além de contarem com lives de conteúdo e oficinas com temas como design thinking, prototipação, como fazer um pitch, entre outros. Diversos protótipos foram apresentados com alto potencial inovador. Dentre os temas escolhidos pelas equipes, foram desenvolvidos projetos voltados para a violência contra a mulher, vendedores ambulantes das praias, pessoas em vulnerabilidade social, geração de empregos para comunidades, novas tecnologias para a educação entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.