Agenda Comportamento Cultura Educação Geral Saúde

Alerta

CVV e Facebook lançam bot no Messenger para agilizar atendimentos e priorizar quem busca ajuda na prevenção do suicídio

O Centro de Valorização da Vida (CVV) lança hoje, com o apoio do Facebook, mais um canal de comunicação: um bot no Messenger que utiliza inteligência artificial para agilizar os atendimentos e priorizar quem busca informações sobre prevenção do suicídio e sobre o CVV e seus canais de ajuda pela sua Página na rede social. A experiência virtual busca atender a um dos principais desafios do CVV: facilitar o acesso a informações e aos canais de ajuda. Adicionar tecnologia aos primeiros minutos do atendimento às pessoas que buscam mais informações também ajudará o CVV a ganhar eficiência e economizar recursos preciosos, como o tempo de resposta a essas pessoas e dos voluntários que podem estar disponíveis a quem precisa de apoio com urgência.

O bot, cuja tecnologia foi desenvolvida pela Nama (https://www.nama.ai/), responde a dúvidas administrativas, como, por exemplo, como se tornar um voluntário ou contribuir com a entidade. O apoio emocional e prevenção do suicídio são atividades que continuarão restritas aos 3.000 voluntários do CVV em todo o país.

“O CVV sempre buscou de forma contemporânea utilizar as novas tecnologias em equilíbrio com o atendimento humano que possibilite um encontro entre pessoas, para acolher de maneira eficiente aqueles que buscam por ajuda. Há 57 anos, quando o CVV foi fundado, o telefone era uma tecnologia para poucos, e já era um meio utilizado pela entidade”, comenta Elaine Macedo, voluntária e porta-voz do CVV. “Assim como fomos a primeira organização para prevenção do suicídio a usar o chat como forma de atendimento há alguns anos.”

Para aqueles que estão procurando ajuda urgente, o bot fornecerá informações e links para os canais de ajuda do CVV, nos quais encontram-se voluntários disponíveis para conversar, como o telefone sem custo de ligação 188, o chat online ou e-mail. Já para quem quiser saber mais sobre a organização ou quiser contribuir, o bot trará informações sobre o trabalho e a história do CVV, além de opções para doação.

Outro público que busca a organização é formado por aqueles que desejam ser voluntários, que receberão informações sobre os tipos de oportunidades de voluntariado, formas de inscrição, calendário de cursos para seleção e respostas para perguntas frequentes.

“Nos preocupamos muito com o bem-estar da nossa comunidade e trabalhamos com organizações em todo o mundo, como o CVV e a Safernet no Brasil, para fornecer apoio a pessoas que estejam passando por dificuldades emocionais”, afirma a gerente de Programas de Bem-Estar do Facebook na América Latina, Daniele Kleiner. Temos desenvolvido uma série de recursos na plataforma para garantir que amigos e familiares possam ajudar uma pessoa quando ela indica em uma publicação estar passando por um estresse emocional”, acrescenta.

Desde 2017, por exemplo, uma ferramenta no Facebook Live permite o envio informações de ajuda emergencial a amigos, incluindo o contato do hotline do CVV. Outra ferramenta sinaliza para o Facebook conteúdos que podem sugerir que alguém está em risco iminente. Em casos urgentes, times do Facebook acionam socorristas locais. 

Rodrigo Scotti, CEO da Nama

Rodrigo Scotti, CEO da Nama, destaca o potencial da inteligência artificial para melhorar a vida das pessoas e também  para facilitar o acesso a serviços essenciais. “Estamos ao lado do Facebook e do CVV neste trabalho tão importante de valorização da vida. O chatbot se mostra especialmente eficaz em casos sensíveis como este, onde o certo distanciamento da interação com a máquina acaba sendo positivo, já que ajuda a quebrar uma eventual resistência da pessoa que sofre, facilitando o primeiro contato para falar de um assunto extremamente doloroso e que, infelizmente, muitas vezes ainda é visto como tabu, provocando constrangimento de tocar no assunto. Outro ponto que vale destacar é que o Brasil é o país mais ansioso do mundo (OMS), algo que é causado, em grande parte, por conta do uso desenfreado das novas tecnologias. E este é um contra-exemplo, de como o uso destas tecnologia também pode ser benéfico para a saúde mental das pessoas”, diz.

Para acessar o bot do CVV, entre em https://www.facebook.com/cvvoficial/ e clique em “Enviar Mensagem”.

Iniciativas de promoção de saúde mental e prevenção de suicídio

Para promover o bem-estar emocional, prevenir o bullying e reduzir as taxas de suicídio entre crianças e adolescentes, o Facebook anunciou em 2018 o apoio ao programa “Passaporte: Habilidades para a Vida”, desenvolvido em parceria com a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC). O piloto foi implementado dentro de escolas públicas em dez estados diferentes, com 44 horas de treinamento para educadores, beneficiando 1.400 adolescentes. As escolas relataram uma melhora significativa na postura e no comportamento dos adolescentes em sala de aula, a redução do comportamento agressivo como o bullying, e a melhora do respeito e da empatia entre alunos.

Para 2019, além de manter o programa nestes dez estados, o Facebook e a ASEC expandiram para seis estados adicionais em seis novas escolas, custeando a formação de 20 profissionais de Educação e Saúde que atuarão como professores e facilitadores do Programa. Ao todo serão beneficiados cerca de 2.400 alunos em situação de vulnerabilidade.

Já no último mês, para dar visibilidade à campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, o Facebook e o Instagram, em parceria com o CVV, a SaferNet Brasil e o Instituto Vita Alere, realizaram um evento sobre promoção de saúde mental para alunos da rede pública de ensino: o Festival Amarelo. O evento reuniu jovens de 13 a 18 anos em São Paulo, que participaram de palestras e painéis educativos e inspiracionais, combinados com oficinas de dança, poesia, grafite e roteiro de quadrinhos.

As palestras podem ser vistas no link:  https://www.facebook.com/SafernetBR/videos/229865354632979/

Fonte: Romulo Madureira/INK Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.