Comportamento Cultura Economia Economia Educação Geral Geral

Arquitetura

Museu da Vacina ganha Prêmio IAB/SP 2023

A 25° Premiação celebrou passado e futuro sob o tema “Retomada” e contou com cerca de 107 projetos inscritos por mais de 80 escritórios diferentes. Os vencedores da etapa estadual concorrerão nas nacionais previstas para janeiro de 2024

No dia 24 de novembro, a 25° Edição do Prêmio IAB/SP, promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Departamento de São Paulo, contemplou diversos projetos engenhosos, identificando os avanços e desafios enfrentados na produção da arquitetura e premiou o Museu da Vacina na categoria mais disputada da noite: Edificações e Projetos, que recebeu cerca de 55 inscrições.

Estamos imensamente gratos e honrados por receber este prêmio. Significa mais do que apenas um troféu, é um testemunho do nosso compromisso e contribuição para uma das obras mais emblemáticas da história da ciência no Brasil. Agradecemos a todos que fazem parte desta jornada e nos inspiram a continuar elevando os padrões da arquitetura. Este reconhecimento é dedicado a cada membro da nossa equipe, dos colaboradores e a todos que confiaram na nossa visão”, celebram Celso Grion e Erick Tonin, arquitetos à frente da Effect Arquitetura.

Desde a primeira premiação, em 1967, a Instituição procura enfatizar projetos e realizações notáveis no campo da arquitetura e urbanismo, especialmente aqueles que impulsionam o avanço técnico, o conhecimento e a construção ambiental em harmonia com a natureza, sociedade, economia e cultura em todo o território nacional.

Sobre o Museu da Vacina

A Casa Vital Brazil, construída por volta de 1880, serviu como residência do médico e pesquisador Vital Brazil Mineiro da Campanha, primeiro Diretor do Instituto Serumterápico do Estado de São Paulo – atual Instituto Butantan. O local se tornou o primeiro museu da América Latina dedicado exclusivamente à vacina e seu projeto de preservação e restauração manteve, ao máximo, as camadas históricas relevantes para compreensão do valor cultural da edificação – tendo todas as ações pautadas pelos princípios contemporâneos de preservação do patrimônio cultural.

O contraste do antigo e o novo é visto através do uso de materiais diferentes, novos sistemas construtivos, cores e texturas diferenciados, deixando muito claro quais são as partes novas e as preservadas da edificação”, dizem os arquitetos da Effect Arquitetura.

Outra mudança significativa foi a acessibilidade. Os arquitetos Celso e Erick garantiram o nivelamento de todos os desníveis de piso com tampos de vidros, de maneira a deixar a estrutura guardada e exposta, principalmente próximo da interligação da entrada do museu com o acesso às áreas expositivas e o deck dos fundos.

Criado para ensinar e difundir a ciência por trás dos imunizantes, o Museu da Vacina ganhou oito espaços interativos e informativos que fazem uso de diferentes tecnologias para conscientização de crianças e adultos. Dentre as atividades estão: cinema 6D, sala holográfica, jogos lúdicos, linha temporal e exposição de objetos que chamam atenção do público que passeia pelo Parque da Ciência.

Como forma de incentivar a cobertura vacinal, a visitação dispõe, de maneiras didáticas, a produção dos diferentes imunizantes a partir de vídeos educativos e interativos | Projeto do escritório Effect Arquitetura com o Instituto Butantan | Foto: Eduardo Pozella

Sobre a Effect Arquitetura

Fundado em 2008, o escritório Effect Arquitetura e Gerenciamento de Projetos tem como principais áreas de atuação o desenvolvimento e implantação de projetos institucionais, urbanísticos, corporativos e de arquitetura esportiva. O objetivo é oferecer soluções completas, obtendo o melhor resultado funcional e estético na tradução das necessidades e exigências de nossos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.