Durante a pandemia de covid-19, as compras on-line se tornaram um hábito, tendo em vista que, devido ao isolamento social, o comportamento que antes era uma questão de preferência passou a ser relacionado a uma necessidade. Diante disso, o WhatsApp conquistou espaço nos setores de vendas e hoje é o principal canal de comunicação para 86% dos vendedores do Brasil, como mostra a segunda edição da pesquisa Panorama de Vendas desenvolvida pela RD Station, com o apoio da TOTVS e da Tallos.
Com tais mudanças, os comerciantes precisaram se adaptar à nova realidade, e mesmo para quem já possuía um e-commerce, foram exigidos alguns ajustes logísticos para atender o aumento da demanda.
Para Lucas Kolecha, Co-founder e Head de Produto da Dispara Aí, a pesquisa destaca a crescente relevância do aplicativo no marketing e nas vendas. “Esses dados evidenciam a necessidade de estratégias eficazes nesse canal para atender às demandas do mercado digital competitivo. Isso impulsiona resultados mais eficientes em vendas e marketing no cenário atual”.
A plataforma Dispara Aí, então, permite a criação de fluxos de comunicação personalizados, abordando diretamente a demanda por soluções de marketing e vendas conversacionais, explica Lucas Kolecha. “A possibilidade de envios automatizados, acompanhamento de métricas em tempo real e a integração eficaz com o CRM de vendas podem alinhar-se perfeitamente com o desejo crescente por profissionalização no uso do WhatsApp para vendas”.
Kolecha explica que os recursos que a plataforma oferece podem contribuir para o impulsionamento das vendas. Através dele, seus usuários conseguem conversar por texto, áudio e fluxos de automação de conversas, permitindo ao vendedor descobrir o que os clientes desejam e negociar as vendas. “Para além disso, as estatísticas indicando um aumento substancial nas conversões e fechamentos de vendas com o uso eficiente do WhatsApp, corroboram o impacto positivo que uma abordagem estratégica nesse canal pode trazer”.
Essa ferramenta cada vez mais importante para o varejo e seu papel dentro da jornada de compras vem estreitando a relação entre as marcas e consumidores. Nesse mesmo sentido, a automação de mensagens mostra-se relevante para vendas, permitindo o envio de mensagens personalizadas em grande escala, economizando tempo e otimizando a abordagem, como destaca o Co-founder e Head de Produto da Dispara Aí.
“Ela pode ser usada em várias etapas do ciclo de vendas, como boas-vindas, acompanhamento pós-venda e promoções”, diz. “Mas é importante lembrar que a automação deve ser equilibrada com toque humano, para garantir autenticidade nas interações e proporcionar uma experiência positiva aos clientes”, conclui.
De acordo com a plataforma Mobile Time, há no Brasil 147 milhões contas ativas no WhatsApp, o que coloca o país em segundo lugar no ranking global, atrás apenas da Índia – o aplicativo está presente em 99% dos telefones celulares dos brasileiros.
Para mais informações, basta acessar: https://dispara.ai/