Geração de leads qualificados é o desafio para setor de MKT
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Geração de leads qualificados é o desafio para setor de MKT

A geração de leads é uma técnica utilizada pelas agências de marketing para aumentar as vendas, atraindo novos clientes para determinada empresa, construindo uma relação de confiança e fidelizando seus consumidores. Uma pesquisa realizada pela Conversion, em parceria com a Leap KMPG, analisou quais seriam as tendências para o marketing digital em 2023 e apontou que a geração de leads qualificados é o maior desafio dos profissionais, com 60,5%. O tráfego orgânico ficou em segundo lugar no levantamento, com 46,6%.

O estudo da Conversion também mostrou que, em relação aos canais digitais, o Instagram (88,9%), Google (86,7%) e Facebook (80,6%) seguem liderando as mídias mais utilizadas para marketing digital. Em relação ao investimento nas estratégias de marketing deste ano, a aposta no Google foi a que mais se destacou, com 53,4% de atuação na plataforma.

A especialista da BSales, Renata Elmor, acredita que, para enfrentar os desafios do mercado atual, as empresas têm muito a ganhar ao optar pelo trabalho conjunto entre gestão comercial e marketing digital. “Se, há algum tempo, os setores de vendas e marketing eram setores independentes, com ações isoladas, atualmente, um impacta diretamente nos processos e nos resultados que o outro pode alcançar”, disse.

De acordo com a especialista, uma estratégia como a geração de leads qualificados nas plataformas digitais, que tem como um dos objetivos nutrir o funil do departamento comercial, para serem abordados por vendedores para oferecerem os produtos ou serviços da empresa, mostra-se disruptiva porque diminui o trabalho exaustivo do vendedor em prospectar novos clientes de forma manual. 

“O profissional de vendas, quando a empresa adota essa estratégia, fica mais produtivo porque foca os seus esforços em vender para quem está interessado em comprar”, destaca Elmor.

Em relação às responsabilidades, Elmor explica que, no setor comercial, é necessário definir o perfil do cliente ideal, definir e acompanhar as metas de vendas, organizar e gerenciar os profissionais do setor, buscar a alta performance em vendas, criar o plano de vendas, supervisionar a execução das estratégias comerciais, adaptar as abordagens de acordo com o comportamento do mercado e fazer a previsão de vendas.

Já no setor de marketing digital, segundo a especialista, é preciso coordenar estratégias de marketing em vários canais, posicionar a marca, distribuir conteúdo,  levar a marca da empresa até as personas do negócio (cliente ideal), gerar interesse e curiosidade, avançar o usuário pelas fases da jornada de compra, gerenciar orçamentos para campanhas de mídia e marketing, avaliar o desempenho de campanhas e solucionar problemas de baixo desempenho, desenvolver relacionamento com usuários e leads que tenham o perfil de cliente ideal da organização, gerir leads e nutri-los, qualificar leads para marketing e vendas e encaminhar leads qualificados para o setor comercial.

Elmor destaca ainda que toda a estratégia digital deve ser focada no cliente ideal da empresa. “Com o set up correto, as plataformas digitais impactam o perfil desenhado pelo setor comercial. Esse trabalho em conjunto entre marketing e vendas é o que traz sucesso às operações conjuntas entre os dois departamentos”, salienta.

Segundo a profissional, existem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas, mas um bom CRM (Customer Relationship Management) voltado para vendas é a ferramenta primordial para o sucesso da operação. “O profissional de marketing deve ter acesso a essa ferramenta para entender se os esforços no digital estão trazendo os frutos esperados pelo departamento comercial”, afirma Elmor.

“Os leads entregues estão convertendo em vendas? Estão chegando aquecidos o suficiente para diminuir a jornada de compra? Das estratégias e plataformas escolhidas, quais delas estão trazendo resultados mais positivos no setor comercial?”, indaga a especialista, ainda ressaltando que o marketing precisa estar atento a todos esses questionamentos para entregar o melhor resultado para a empresa.

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