Agenda Comportamento Cultura Economia Geral

Moda Brasil

Abertura Couromoda: Retomada da competitividade impulsionará negócios do setor calçadista em 2020

A 47ª edição da COUROMODA, mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina, começou hoje em São Paulo, imprimindo um intenso clima de otimismo para o setor coureiro calçadista nacional. A cerimônia de abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira, às 10h, com a presença de autoridades políticas, econômicas e setoriais, que comemoraram os últimos avanços que prometem uma injeção de ânimo na recuperação dos negócios em níveis nacional e internacional. O evento acontece até quarta-feira, dia 15, no Expo Center Norte.

Geral – foto: Fabio H Mendes

A positividade do setor será impulsionada pelos recentes anúncios de garantias de benefícios fiscais juntos aos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, um pleito de longa data do setor calçadista. Na abertura oficial do evento, integrado à 10ª edição da São Paulo Prêt-à-Porter – Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios, Francisco Santos, Fundador e Presidente da Couromoda, ao lado dos governadores João Doria (Governador de São Paulo) e Eduardo Leite (Governador do Rio Grande do Sul), comemorou a redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 11% para 4% no Rio Grande do Sul e, de 7% para 3,5% em São Paulo.

Em seu discurso, Francisco Santos reforçou que as iniciativas nos dois maiores estados produtores de calçados do País, marcam o momento mais importante do setor em anos, focado na plena recuperação dos negócios após uma fase dura na economia. “Diversos sinais nos permitem vislumbrar um ano promissor, como a retomada do consumo na Black Friday e no Natal. Isso anima o varejo e deve garantir uma boa visitação na Couromoda e a realização de novo negócios nos três dias de evento. Complexos ajustes e reformas saíram do papel, e outras devem acontecer neste ano, garantindo novos empregos, mais renda e retorno do crescimento do setor”, avalia Francisco.

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, ressaltou que a melhoria de vida das pessoas não acontece sem um programa efetivo de geração de empregos. “Temos esse propósito, com o olhar especialmente para o setor de calçados, gerando renda, independência e autonomia, saudando aqueles que empreendem neste País apesar das dificuldades. Estamos em um momento histórico, onde o Rio Grande do Sul é o líder nacional em exportação de calçados com mais de 30 milhões de pares, receita de US$ 444 milhões de ingresso de recursos no estado, e emprega mais de 90 mil pessoas. Estamos certos de que a nossa indústria responderá à nova condição tributária com investimentos em toda cadeia produtiva e, assim, proporcionar mais empregos e renda para a população”, aponta Leite.

O governador de São Paulo, João Doria, lançou um desafio de crescimento para o setor no estado, que tem meta prevista de crescimento de 2,5%. “Somos o quarto produtor, mas temos que buscar o terceiro lugar de maior mercado consumidor. Desafio o setor a alcançar mais um ponto e chegar à 3,5% do PIB”, provocou Doria.

Também participaram da cerimônia Caetano Bianco Neto (Presidente da Abicalçados e Sindicalçados Jaú), Airton Dias (Diretor do comitê Couromoda de Varejo), Marcelo Lauxen Kehl (Presidente da ACI – NH/CB/EV), Samir Nakad (Presidente do Sinbi) e José Carlos Brigagão do Couto (Presidente do SindiFranca). Fátima Daudt (Prefeita de Novo Hamburgo), Lucas Redecker (Deputado federal e presidente de Frente Parlamentar do Setor) além dos prefeitos do Vale do Sinos, Franca, Birigui e Jaú, participaram da abertura. 

Henrique Meirelles, secretário da fazenda e planejamento do Governo do Estado de São Paulo, e Patrícia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e trabalho do Governo do Estado de São Paulo, receberam homenagem pelo projeto de desenvolvimento de competitividade (ICMS) e os títulos de Cidadão Calçadista de Franca.

A edição 2020 reúne nos três dias de evento grandes players do mercado calçadista nacional e compradores estrangeiros dos maiores centros de consumo do mundo, como Estados Unidos e América Latina. A feira é reconhecida por fortalecer e fomentar informação e negócios entre varejo e lojistas, além de gerar negócios que correspondem a 35% do movimento anual do setor calçadista.  

SERVIÇO: 

COUROMODA 
47ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda 

couromoda.com 

@couromoda 
 

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER  

10ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios 

saopaulopretaporter.com 

@sppretaporter 

13 a 15 de janeiro de 2020 
Segunda a quarta-feira: das 9h às 19h  

Expo Center Norte – São Paulo 

Fonte: Suporte Comunica/Thaís Vallim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.