Agenda Comportamento Economia Geral Política Saúde

Existe voluntariado em SP

SP lança aplicativo ‘São Paulo Mais Humana’ para aproximar voluntários e entidades assistenciais

O Governador João Doria lançou, no dia 17 de outubro, o aplicativo ‘São Paulo Mais Humana’ para facilitar a busca do cidadão por organizações não-governamentais que necessitam de ajuda, aproximando ações de voluntariado e doações. Por meio da ferramenta, o usuário terá acesso a organizações cadastradas próximas a ele e poderá, a partir de filtros de pesquisa, escolher a forma como deseja ajudar.

Foto Fundo Social São Paulo/Luana Oliveira
Da esquerda para a direita: André Arruda, João Doria, Bia Doria e Filipe Sabará.

“O ‘São Paulo Mais Humana’ é importantíssimo, pois agiliza e amplia o processo de forma digital. Não é mais analógico e nem distante. Agora se faz de forma digital no seu celular”, disse Doria. O lançamento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, com a participação da Primeira-Dama e Presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo (FUSSP), Bia Doria, do Presidente do Fundo Social, Filipe Sabará, e do Presidente da Prodesp, André Arruda.

Desenvolvida com tecnologia da Prodesp, o ‘São Paulo Mais Humana’ conta com layout moderno e navegação intuitiva. Por meio do recurso de geolocalização (disponível no site www.saopaulomaishumana.sp.gov.br e aplicativo), o cidadão pode definir um raio de busca, que varia de 1 a 50 km do endereço indicado, para localizar instituições que estejam dentro da sua área de interesse.

“Há anos venho trabalhando com especialistas na área do serviço social, voluntariado, filantropia e desenvolvimento tecnológico na busca por uma solução prática que facilite a cultura de doação e engaje mais a sociedade. O resultado se materializa hoje com o lançamento da ‘São Paulo Mais Humana’, que em formato de aplicativo conecta pessoas e empresas a entidades beneficentes de forma simples, rápida e eficaz”, afirmou Sabará.

Fundo Social de São Paulo / Luana Oliveira

O processo de doação é muito simples. O primeiro passo é definir raio de localização da entidade, depois selecionar a causa desejada: Crianças e adolescentes; Idosos; Mulheres; Pessoas com deficiência e Pessoas em situação de rua. E por último, o cidadão escolhe de que forma pode ajudar as mais de 16 mil entidades cadastradas no FUSSP: doação de materiais; serviço voluntário ou vaga de trabalho (para jovens e adultos atendidos pelas ONGs cadastradas). Antes de fazer a doação, certifique-se que o produto está em bom estado e dentro das condições de uso.

“A plataforma é uma importante ferramenta de integração social para conectar pessoas e empresas que desejam fazer o bem, ser solidárias, doando materiais, tempo como voluntário ou vagas de trabalho. A solução é intuitiva, como toda tecnologia deve ser. O objetivo principal é estreitar a relação do cidadão que quer ser um doador com a entidade que precisa do voluntariado”, explica Arruda.

Fundo Social de São Paulo / Luana Oliveira

Para Bia Doria, a plataforma ‘São Paulo Mais Humana’ vai impulsionar campanhas como a do Agasalho, que a partir de agora poderão ser contínuas.

Tecnologia

Um dos diferenciais adotados pela Prodesp na elaboração da plataforma foi o conceito Progressive Web App (PWA), solução que permite ao site ter as mesmas funcionalidades e a agilidade de navegação, no acesso via celular, semelhante a dos aplicativos. Já a versão mobile conta com a função de notificações push, tecnologia que permite o envio de mensagens quando o usuário cadastrado passar próximo ao endereço da instituição da sua área de interesse.

Para os usuários do ‘SP Mais Humana’, as informações registradas são 100% seguras e a plataforma ainda permite o acompanhamento das instituições, oferecendo mais transparência ao processo de doação. Outra funcionalidade da ferramenta é a parceria direta com a Defesa Civil do Estado, que oferecerá ajuda emergencial para os casos de catástrofes e desastres ambientais.

Como participar

Após o usuário baixar o aplicativo, ele deve seguir os passos:
1. Autorize sua localização ou digite o CEP do local que gostaria de consultar;
2. Escolha a causa quem tem mais afinidade;
3. Selecione a instituição que quer ajudar;
4. Preencha o cadastro detalhadamente;
5. Aguarde o retorno da ONG;
6. A partir do contato, o voluntariado é realizado diretamente com a entidade;

Para fazer parte da ‘São Paulo Mais Humana’, a entidade deve se cadastrar e aguardar a avaliação do Fundo Social de São Paulo.

O Fundo Social de São Paulo desenvolve a promoção de autonomia, renda e cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social através de escolas de capacitação nas áreas de Beleza, Bioconstrução, Gastronomia, Informática, Mecânica e Moda. Atualmente, está sob o comando da Primeira-Dama e Presidente do Conselho, Bia Doria, e do Presidente Executivo, Filipe Sabará.

A Prodesp é a empresa de Tecnologia da Informação do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1969, também é responsável pela gestão e operação do Programa Poupatempo, que tem 99% de aprovação dos usuários e foi eleito o ‘Melhor Serviço Público de SP’ em 2019, pelo quinto ano consecutivo. Em 2016, foi eleita a melhor empresa do segmento Indústria Digital do Brasil, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame. Por quatro anos consecutivos (2016, 2017, 2018 e 2019), a empresa foi contemplada com o Destaque do Ano do Anuário Informática Hoje, na categoria “Prestador de Serviços para Governo (empresas de grande porte)”.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Fundo Social de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.