Comportamento Receitas Clássicas

Macarrão com Berinjela

Adria Grano Duro ensina como fazer Tortiglione alla Norma

Convide a família para experimentar uma receita típica italiana  

A união entre uma boa massa com legumes, molho e temperos frescos resulta em um prato digno de ocasiões especiais. Para te inspirar, a dica de Adria, marca de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco é o Tortiglione alla Norma, um prato típico da Itália com sabor surpreendente graças à união harmônica de cada ingrediente. Que tal convidar a família para um jantar especial, contando a história do prato?

Com sulcos verticais, que ajudam a absorver melhor o molho, esta massa curta e versátil tem seu nome derivado da palavra latina torquere, que significa “torcer”. O estilo alla Norma, criado na Sicília, é perfeito para este corte. O compositor Vincenzo Bellini, autor da ópera Norma, nasceu na ilha e o prato foi batizado em homenagem a ele, pois a receita é considerada uma obra-prima da cozinha siciliana.

Outro destaque do prato é a massa da linha Adria Grano Duro, que se diferencia por conter trigo especial, importado de regiões de clima mais frio, garantindo resultado al dente e sabor irresistível.

Adria acredita que a vida acontece nos detalhes. Então, para tornar a experiência ainda melhor, harmonize o prato com vinhos tintos sicilianos. Produzidos com a uva Nero d´Ávola, ficam perfeitos com este prato, assim como os tintos da região de Chianti, que são produzidos com a casta Sangiovese.

Confira abaixo o modo de preparo e bom apetite!

Tortiglione alla Norma

Ingredientes:
500 g de Tortiglione Adria Grano Duro
1 lata de tomate pelado em cubetti
2 berinjelas
2 dentes de alho amassados
3 colheres de sopa de salsinha picada
200 g de ricota fresca ou a mesma quantidade de ricota defumada
1 ramo de alecrim
Folhas de manjericão fresco
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite de oliva extravirgem a gosto para fritar as berinjelas

Modo de preparo:
– Coloque a ricota fresca inteira em uma assadeira, passe um fio de azeite na superfície, adicione uma pitada generosa de sal grosso por cima e as folhas do alecrim.
– Leve ao forno brando por uma hora, até que a superfície comece a dourar. Espere esfriar e rale em ralador grosso.
– Caso esteja utilizando a ricota defumada, pule esta etapa;
– Corte as berinjelas em fatias finas ou em cubos médios. Passe sal e deixe descansar 20 minutos em uma assadeira. Logo depois, seque com papel toalha e frite em abundante azeite quente. Retire o excesso de azeite com papel absorvente;
– Cozinhe o Tortiglione Grano Duro Adria em água fervente, conforme as instruções da embalagem, até ficar al dente;
– Em uma frigideira antiaderente grande, refogue brevemente o alho no azeite, acrescente o tomate pelado e ferva por um minuto;
– Acrescente a massa já escorrida, acrescente duas conchas da água do cozimento e salteie com um fio de azeite;
– Coloque as porções no prato e, por cima, sirva as fatias de berinjela fritas juntamente com a ricota ralada, o alecrim e as folhas de manjericão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.