5 receitas de saladas quentes para manter a alimentação saudável no inverno
Freeletics Nutrition separou opções saborosas e quentes para quem não quer abrir mão da salada nos dias mais frios
O inverno chegou e, com ele, os dias mais frios e preguiçosos. Comer saladas frias pode não ser tão atrativo. Mas, para quem quer manter a alimentação saudável em dia e aproveitar novas alternativas, por que não testar algumas receitas de salada quente?
Com todas as cores, verdes e leveza de uma salada tradicional e o bônus de alguns legumes da estação cozidos, as saladas quentes podem ser a refeição perfeita para o inverno. Para isso, o Freeletics Nutrition, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida, criou algumas receitas saborosas e rápidas do prato.
Salada de arroz
Ingredientes
- 75g de arroz integral
- 150ml de água
- 50g de alho poró
- 75g de milho enlatado
- ½ pimentão em cubos
- 1 colher de sopa de vinagre e vinho branco
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- Opcional: folhas de manjericão frescas, páprica moída, sal e pimenta do reino
Modo de preparo
- Ferva o arroz com água em uma panela com uma pitada de sal. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos;
- Pique o alho poró e misture com os outros ingredientes. Tempere com folhas de manjericão, páprica, sal e pimenta à gosto.
Salada de beterraba quente com agrião
Ingredientes
- 300g de beterrabas cozidas
- 2 cebolas roxas
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de alcaparras
- 25g de nozes
- 50g de agrião
- ½ limão siciliano
- 1 colher de chá de tahine
- 2 colheres de chá de azeite de oliva
- Opcional: sal e pimenta do reino
Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 180ºC;
- Fatie a beterraba, a cebola e o alho. Coloque em uma assadeira, regue com metade do azeite de oliva e tempere com sal e pimenta à gosto. Asse por cerca de 30 minutos, até que doure;
- Depois do tempo de forno, regue o molho por cima da assadeira enquanto os vegetais ainda estiverem quentes. Transfira para uma tigela e sirva com as nozes picadas e o agrião por cima.
Salada de legumes assados
Ingredientes
- 1 cebola
- ½ berinjela
- ½ abobrinha
- 2 pimentões
- 2 dentes de alho
- 4 colheres de chá de azeite de oliva
- 2 colheres de chá de vinagre balsâmico
- 40g de queijo parmesão ralado
- Opcional: orégano desidratado, sal e pimenta do reino
Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga;
- Fatie a cebola e corte em cubos os outros ingredientes. Misture com metade do óleo e espalhe-os uniformemente na bandeja de cozimento;
- Asse os legumes por cerca de 25 minutos;
- Coloque os legumes em uma tigela, misture com o óleo restante, o vinagre e o queijo. Tempere com orégano, sal e pimenta à gosto.
Salada de quinoa assada com abóbora butternut
Ingredientes
- 250g de abóbora butternut
- 75g de quinoa
- ½ pimenta malagueta fatiada
- ½ limão siciliano
- 1 colher de sopa de semente de abóbora torrada
- 1 pitada de cominho moído
- 2 colheres de chá de azeite de oliva
- ¼ de cacho de salsinha fresca
- Opcional: sal e pimenta do reino
Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 190ºC;
- Ferva 150ml de água com quinoa em uma panela. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, ou até que a água seque;
- Descasque a abóbora e corte-a em cubos de 2 cm e então coloque os pedaços em uma assadeira. Salpique-os com pimenta malagueta, cominho, sal, pimenta do reino e uma colher de chá de azeite de oliva. Asse por cerca de 30 minutos;
- Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite. Toste a quinoa cozida em fogo alto por cerca de 3 minutos e então misture com a abóbora butternut assada, suco e raspas de limão e sementes de abóbora. Sirva com salsinha fresca por cima.
Salada vegana cremosa de batata
Ingredientes
- 200g de batata
- 100g de tofu defumado
- 50g de picles
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de mostarda Dijon
- 50 ml de leite desnatado
- ½ cacho de cebolinha
- Opcional: páprica moída, sal e pimenta do reino
Modo de preparo
- Ferva água em uma panela e cozinhe as batatas por cerca de 25 minutos, até que estejam macias. Escorra e deixe que esfriem;
- Corte em cubos as batatas cozidas, o tofu e os picles e misture tudo em uma tigela;
- Reserve 4 colheres de sobremesa da salmoura da conversa dos picles e misture com a manteiga, mostarda e o leite. Tempere com páprica, sal e pimenta à gosto, e depois misture até que se forme um molho cremoso;
- Regue a salada com o molho e misture tudo. Deixe descansar por pelo menos 10 minutos. Sirva com cebolinha picada por cima.
Sobre o Freeletics
O Freeletics foi fundado em 2013 com a missão de desafiar e inspirar as pessoas a se transformarem na melhor versão de si mesmas, tanto mental quanto fisicamente. Desde então, a empresa se tornou líder em coaching de treino e estilo de vida com uso de Inteligência Artificial (IA). Hoje o Freeletics conta com 52 milhões de usuários em mais de 175 países. O aplicativo Freeletics não é apenas o aplicativo fitness nº 1 da Europa, mas também oferece a mais avançada tecnologia de IA do mercado. Ele coloca um personal trainer no seu bolso, permitindo que você treine a qualquer hora, em qualquer lugar, com planos e exercícios super personalizados. Sua tecnologia de IA permite que o aplicativo aprenda com seus 52 milhões de usuários e seus feedbacks individuais, para atender a todos de forma personalizada. Assim, são desenvolvidas Training Journeys inteligentes e projetadas de forma exclusiva para cada usuário, até o último exercício.
Para mais informações sobre o Freeletics, acesse www.freeletics.com. Para baixar gratuitamente o aplicativo Freeletics, visite a App Store ou a Google Play Store. Para ganhar uma assinatura e testar o aplicativo, por favor, entre em contato.