Receitas Clássicas

Pão de Queijo

Pão de Queijo Crocante

Lisiane Miura

A chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, separou uma receita de pão de queijo crocante fácil de preparar e muito saborosa. Você sabe o que é Umami?

Umami é o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

“Um prato saboroso tem o poder de alegrar qualquer momento do dia. E o que eles têm em comum? Todos levam ingredientes que conferem o gosto umami – não se deixe enganar pelo nome diferente, esses alimentos deliciosos podem ser usados em todos os tipos de preparações”, explica a especialista. O quinto gosto do paladar humano está presente em queijos, milhos, carnes, peixes, cogumelos, entre outros (confira mais opções aqui).

Anote os ingredientes para esta receita especial de Pão de Queijo Crocante

4 xícaras (chá) de polvilho doce (400 g)
1 e meia xícara (chá) de leite (300 ml)
meia xícara (chá) de óleo (100 ml)
1 ovo (50 g)
1 colher (chá) de sal (5 g)
meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
1 xícara (chá) de queijo tipo minas padrão ralado (100 g)

MODO DE PREPARO

  1. Em uma tigela grande, coloque o polvilho e reserve.
  2. Em uma panela média, coloque o leite e o óleo, e leve ao fogo médio até ferver.
  3. Transfira para a tigela com o polvilho e misture bem com o auxílio de uma colher.
  4. Espere a massa esfriar um pouco e amasse com as mãos até amornar. Acrescente o ovo e incorpore-o à massa. Adicione o sal e os queijos, e continue mexendo até obter uma massa lisa e homogênea.
  5. Modele pequenas esferas e disponha-as em uma assadeira untada. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até dourarem.
  6. Retire do forno e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 30 minutos (+ 20 minutos de forno)
Rendimento: 42 unidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.