Comportamento Geral Saúde

Teste Covid-19

Vai viajar ou encontrar a família esse fim de ano? Confira os cuidados necessários e quando fazer o teste de Covid-19 pela saliva

A recomendação para este período de 2020 continua a ser o isolamento social. Se houver necessidade de sair é preciso atenção aos cuidados preventivos como testagem prévia, uso de máscara e outras medidas de segurança

O fim de ano em geral é marcado por encontros com familiares e amigos para celebrar o Natal e também pela alta temporada em pontos turísticos por conta das férias. Entretanto, em contexto de pandemia, é necessário atenção aos cuidados preventivos para não agravar a disseminação da doença. 

Os encontros e viagens do fim de 2020 precisarão contar com a manutenção dos cuidados contra o Covid-19. A recomendação continua a ser o isolamento social. Para quem optar por se encontrar com a família, por exemplo, sugere-se que a reunião não tenha um período prolongado de tempo, seja realizada em locais de grande ventilação, com distanciamento mínimo entre os presentes, uso de máscara e medidas de higienização constante como a lavagem das mãos. 

Quem vai viajar precisa ainda redobrar os cuidados em rodoviárias e aeroportos, e se atentar às exigências dos pontos turísticos, como as Maldivas – no qual é preciso apresentar o resultado de um PCR até 72 horas antes do embarque – e também de opções brasileiras, a exemplo de Fernando de Noronha, que exige o PCR negativo feito até 24 horas antes do embarque. 

Faça o teste pela segurança de todos

Essa obrigação é uma boa prática que pode ser tomada também para as celebrações em família ou entre amigos. Antes de sair de casa para se reunir com outras pessoas, é ideal saber se você está ou não infectado para não colocar ninguém em risco. Até porque, em época de expectativa de presentes, o melhor deles é estar presente, mas em segurança. 

Hoje, com o avanço e expansão da ciência genética, já é possível descobrir se alguém está infectado por meio de testes indolores e precisos do tipo RT-LAMP (transcrição reversa por amplificação isotérmica mediada por loop, em português), que identifica o RNA do vírus na fase aguda da infecção. Sua principal diferença para o RT-PCR está no tipo de secreção usada para análise (a saliva) e a facilidade de acesso. 

Esse é o caso do meuDNA Covid. Sem a necessidade de um pedido médico, é possível comprar o kit pela Internet no https://meudna.com/teste-covid. Pelo canal digital, os interessados de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Osasco e Guarulhos podem adquirir o produto de autocoleta, recebê-lo em casa e após depositar a saliva necessária agendar a retirada do material, sem custo extra, que acontece em até dois dias úteis. Já no laboratório, é feita a detecção molecular para identificar se há presença do material genético do vírus e o resultado é disponibilizado online em até 24 horas, por e-mail ou via SMS.

Outra opção são alguns endereços de redes de farmácia na cidade de São Paulo, como Pague Menos, Droga Raia e Drogasil. Dentre as opções oferecidas pelas drogarias, esta é a única que conta com 99% de acurácia no diagnóstico, a qualidade de um laboratório – a Mendelics, líder em sequenciamento na América Latina – e com a tecnologia nacional validada pelo Hospital Sírio-Libanês, parceira nesse desenvolvimento. 

Quem pretende realizar o teste para as comemorações natalinas têm até o dia 21 de dezembro para comprar o kit pela Internet ou até 23 de dezembro para realizar a aquisição e a coleta, via agendamento, em uma das farmácias. 

Fonte: Growth Comunicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.