Cultura Economia

Artesanato brasileiro

31ª Feira Nacional do Artesanato será presencial e online

Foto de Divulgação – anos anteriores

O artesanato mineiro, reconhecido mundialmente, mostrará sua força na 31ª Feira Nacional do Artesanato, de 1 a 6 de dezembro, no Expominas (região Oeste).

O Instituto Centro Cape, instituição responsável pelo evento, lançou uma plataforma para facilitar o encontro entre o consumidor e o artesão mais próximo por meio de uma ferramenta de georreferenciamento.

Basta que o comprador coloque o seu CEP na plataforma e aplique o filtro que desejar como segmento, produto ou matéria-prima, por exemplo. A partir daí, é só entrar em contato.

Segundo a presidente do Instituto Centro Cape, Tânia Machado, muitos artesãos tiveram os rendimentos reduzidos a zero já que o seu produto não é considerado de primeira necessidade e a maioria das vendas é não programada, feita por impulso.

“Você raramente sai de casa com o intuito de comprar um artesanato. Normalmente você está passeando, se encanta por uma peça e compra para si ou para dar de presente. Ao mesmo tempo, a grande maioria dos artesãos são pequenos empreendedores ou trabalhadores informais e nessa época em que as pessoas não podem sair e com os comércios fechados, eles perderam praticamente toda a renda. A única saída nesse momento é tentar tocar as vendas pela internet, mas a maioria não tem familiaridade com a tecnologia, por isso criamos a plataforma”, explica Tânia Machado.

O processo de inscrição é simples e autoexplicativo. Basta preencher os dados pessoais ou da empresa, quando existir, anexar as fotos e fazer uma pequena descrição dos produtos. Mais de 200 pessoas já tomaram a iniciativa. Os artesãos interessados devem acessar o site.

“Pedimos que os artesãos tenham atenção na hora de postar as fotos. Sabemos que muitos não estão acostumados com o mundo virtual, mas é preciso capricho. Existem muitos tutoriais na internet ensinando como fazer uma boa foto, trabalhar o enquadramento e a iluminação mesmo com poucos recursos. Vale a pena procurar informação para tornar o seu produto atrativo”, ensina a gestora.

O Centro Cape continua trabalhando na produção da Feira Nacional de Artesanato, que será realizada em modelo híbrido (presencial e online), entre os dias 1º e 6 de dezembro, no Expominas.

Quando a feira estiver montada será filmada em 360 graus e editada para a internet. No site o consumidor vai poder visitar todos os estandes, conhecer e escolher os produtos e entrar em contato direto com os artesãos. São mais de quatro quilômetros de corredores e mais de 20 mil produtos.

O site não será um marketplace. Os visitantes não farão compras diretamente . O site ficará no ar até novembro de 2021, permitindo que consumidores e lojistas conheçam artesãos e produtos durante todo o ano que vem.

Captação de recursos

O Centro Cape está incentivando as empresas para contribuir com a realização da feira, doando recursos por meio Lei Federal de Incentivo a Cultura –art.18 e Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais.

Os interessados precisam entrar no site da Feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.