Dino

Cia. de teatro de Uberlândia dá continuidade a atividades online com a realização do projeto Grupontapé Convida

Uberlândia-MG 23/9/2020 –

Grupo tradicional de Uberlândia realizará Live com a preparadora vocal e diretora de texto Babaya.

As atividades do Grupontapé, Companhia de teatro de Uberlândia-MG, que está há mais de 20 anos na estrada, estão a todo vapor. O projeto atual é Grupontapé Convida, que são lives realizadas no canal do Grupo no YouTube com a participação de profissionais do cenário teatral de todo o Brasil. A próxima edição será nesta sexta-feira (25/09), às 20 horas, com a convidada a preparadora vocal e diretora de texto, Babaya.
O bate-papo tem como objetivo proporcionar ao público uma troca de experiências e falar sobre os processos de criação vocal dos três últimos espetáculos do Grupontapé, nos quais os elencos contaram com a preparação de Babaya.

O projeto

As lives Grupontapé Convida tiveram início na primeira quinzena de setembro. O projeto estreou com a participação da atriz, diretora e dramaturga Inês Peixoto, que atua no Grupo Galpão de Belo Horizonte-MG. Ela discorreu a respeito do processo de criação do espetáculo Tempo de Águas do Grupo uberlandense, escrito pela dramaturga argentina Patrícia Zangaro, dirigido por Inês Peixoto e atuado por Katia Bizinotto e Katia Lou, atrizes fundadoras do Grupontapé.

“O projeto Grupontapé Convida é uma continuidade da proposta de compartilhamento de processos artísticos do Grupo, que além da troca de experiências, compartilhamos com o nosso público o que está por detrás dos palcos, ou seja nos processos que ocorrem antes da apresentação de um determinado espetáculo”, explica a atriz e diretora do Grupontapé, Katia Bizinotto.

Ele é umas das atividades do Projeto “Grupontapé – Manutenção e Atividades Complementares” aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que além da manutenção da equipe e atividades internas, previa apresentações teatrais e atividades formativas em cinco cidades de Minas Gerais (Uberaba, Araxá, Divinópolis, São João Del Rey e Barbacena), além de Uberlândia, que receberia uma intensa programação na Escola Livre. Todavia, com a pandemia, teve que ser reformulado para atividades no ambiente virtual, e esta é uma delas.

Segundo Katia Lou, a Live com Babaya será um compartilhamento artístico. “Isso porque vamos conversar um pouco sobre os procedimentos e ferramentas para o trabalho vocal e o estudo do texto para o ator, de fundamental importância para o teatro, e por meio do qual tivemos a felicidade de aprender e pesquisar sob o comando da Babaya nos espetáculos: Por de Dentro, Tempo de Águas e #Preciosas, ou seja, o Grupontapé vem desde 2014 conhecendo, aprofundando e usufruindo do estudo amplo e abrangente que a Babaya tem sobre o trabalho vocal”, complementa.

Sobre Babaya

Babaya é cantora, professora de canto, preparadora vocal, diretora musical e diretora de texto. A profissional iniciou carreira em Belo Horizonte, capital mineira, na escola Música de Minas fundada por Milton Nascimento e Wagner Tiso em 1983. Em 1991 fundou a “Babaya Casa de Canto”, a primeira escola voltada exclusivamente para o aprimoramento do Canto Popular. Além de promover a formação de cantores amadores e profissionais, ela também coordena o grupo de estudos de fisiologia da voz, com sua equipe de professores de técnica vocal e com a participação de fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas especializados em voz.

O primeiro encontro entre Grupontapé e Babaya aconteceu durante a montagem da peça Por de Dentro. “A Babaya nos foi apresentada pelo Eduardo Moreira. Nós já conhecíamos o trabalho dela, mas ainda não tínhamos feito um trabalho juntos. Depois da montagem de Por de Dentro, os nossos trabalhos artísticos foram todos orientados pelo estudo de voz que a Babaya nos trouxe de forma mais aprofundada e precisa a cada encontro”, comenta Katia Bizinotto.

“Para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho da Babaya vale a pena conferir conosco esta Live”, sugere Katia Lou.

Serviço
O quê: Projeto Grupontapé Convida: Live com Babaya
Quando: 25/09
Horário: 20 horas
Onde: Canal do YouTube do Grupontapé
Gratuito

Website: https://www.youtube.com/channel/UC32CHaAL-06tjybrVgdqMKw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.