Dino

Filme libanês inédito, “1982”, estreou na Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa

São Paulo 16/9/2020 –

Realizado pelo ICArabe (Instituto de Cultura Árabe) com correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa estreia o inédito “1982”, filme libanês, no dia 14 de setembro, na plataforma digital do Sesc

A Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa estreará o filme inédito”1982″ de Oualid Mouaness, com a atriz Nadine Labaki, em 14 de setembro na plataforma digital do Sesc (sescsp.org.br/cinemaemcasa). A Mostra vem sendo promovida desde 28 de agosto também na plataforma mundoarabe2020.icarabe.org .

Em plataformas digitais, evento apresenta novos títulos e uma seleção especial histórica de filmes que estiveram na Mostra nos últimos 15 anos. A Mostra tem realização do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe), correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Informações sobre o filme:

1982

Ano: 2019

Duração: 100 minutos

Idiomas: Árabe e Inglês

Gênero:

Direção: Oualid Mouaness

Produção: Oualid Mouaness, Alix Madigan-Yorkin, Georges Schoucair, Myriam Sassine, Christopher Tricarico

Elenco: Nadine Labaki, Mohamad Dalli, Rodrigue Sleiman, Aliya Khalidi, Ghassan Maalouf, Gia Madi, Lelya Harkous, Said Serhan, Zeina Saab de Melero, Joseph Azoury

Países: Líbano, Estados Unidos, Noruega e Qatar

Toronto International Film Festival 2019

World Première, Discovery Programme

Informações IMDB https://www.imdb.com/title/tt7725384/mediaviewer/rm2621347329

Sinopse

A grande força de 1982 é o retrato de uma linha imaginária de demarcação entre dois mundos (o mundo adulto e o das crianças): uma fronteira que separa aqueles que conhecem a verdade daqueles que alegremente desconhecem a gravidade da situação; uma linha traçada por adultos na tentativa de proteger os jovens. Por um lado, representando o mundo infantil, temos Wissam, enquanto a porta-voz do universo adulto é a sua professora, notavelmente encarnada pela cineasta e atriz libanesa Nadine Labaki (Cafarnaum, Para Onde Vamos Agora?, Caramelo). Apesar do espírito político e antiguerra de 1982, este não é um thriller de conflito militar. 1982 é um hino à inocência da infância, defendendo a maneira inesperada como esta se manifesta durante um dos momentos mais terríveis da história do Líbano.

Sobre o Diretor

Oualid Mouaness nasceu de pais libaneses expatriados em Monróvia, Libéria. Ele cresceu entre dois países: Líbano e Libéria. Ele é americano-libanês. Seu curta-metragem “O Rifle, The Jackal, The Wolf And The Boy” foi selecionado para o Oscar em 2017. Ele se tornou um Sundance Screenwriting Fellow com a seleção de ‘1982’ para seu laboratório de cineastas no Oriente Médio. Depois de se formar com um MFA em Cinema pela Florida State University, Mouaness se mudou para Los Angeles onde começou a trabalhar como roteirista. 1982, seu primeiro longa como diretor, levou oito anos de realização. Como bolsista do Sundance Lab e roteirista, Mouaness ganhou apoio internacional do Doha Film Institute, Sørfond, The Boghossian Foundation, Organization Internationale De La Francophonie, The Lebanese Cinema Foundation, IFP e Sundance Institute.

Serviço:

Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa
Onde: online
28 de agosto a 13 de setembro
Plataforma da Mostra: mundoarabe2020.icarabe.org
31 de agosto a 27 de setembro
Plataforma digital do Sesc: sescsp.org.br/cinemaemcasa

Mais informações sobre a programação completa: https://icarabe.org/node/3887

Quanto: acesso gratuito
Realização: Instituto da Cultura Árabe
Correalização: Sesc São Paulo
Patrocínio: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
Apoio: Instituto do Sono e Fambras – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil

Website: https://icarabe.org/node/3887

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *