Dino

Inteligência Artificial: mercado de trabalho em ascensão

São Paulo, SP 10/9/2020 – O profissional de IA é um dos mais requisitados e isto tende a crescer nos próximos 30 anos.

Apesar de muitas pessoas acharem que as máquinas roubarão seus empregos, os dados mostram que não é bem assim. A Inteligência Artificial é uma área com crescente demanda de profissionais e a tendência é que haja aumento da procura por pessoas capacitadas e especializadas na área de Tecnologia.

É comum associar Inteligência Artificial com a ideia de inovação e futuro. E com razão: apesar de já ser aplicada nos dias de hoje, a tendência é que a área cresça ainda mais. Só nos últimos quatro anos, o número de empresas que inseriram a IA em seus processos cresceu 270%, segundo dados da consultoria Gartner.

A Inteligência Artificial é uma ferramenta imprescindível nas transformações digitais das organizações impulsionadas pela 4ª revolução industrial. Drones, aplicativos de trânsito, serviços de streaming, redes sociais e assistentes pessoais como a Siri e a Alexa são exemplos do poder da IA no dia a dia. Tanta tecnologia tem feito algumas pessoas pensarem que, em breve, as máquinas poderão roubar seus empregos. Mas não é bem assim.

De acordo com a Capgemini, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, em aproximadamente 80% dos casos de organizações que implementaram a Inteligência Artificial ocorreu um aumento na quantidade de empregos gerados. A Gartner ainda revelou que até 2025 o uso de IA poderia eliminar 1,8 milhão de vagas, mas surgiriam mais 2,3 milhões no lugar. As novas vagas, porém, precisarão de mão de obra mais capacitada e especializada na área de Tecnologia. Conforme pesquisa da IBM, mais de sete milhões de brasileiros precisarão se recapacitar nos próximos três anos.

Tendo em vista o futuro do mercado e a crescente demanda por soluções tecnológicas ligadas à área de Inteligência Artificial, o Centro Universitário FIAP criou um curso de graduação específico para IA, que irá capacitar as pessoas a entender os modelos, criar soluções e atender a uma área muito carente de profissionais.

O coordenador acadêmico, John Paul Lima, afirma que este curso de Tecnologia em Inteligência Artificial – Python, Machine Learning & Computer Vision – traz conceitos atualizados, disruptivos e contemporâneos para formar um profissional preparado para o mercado. “O profissional de IA é um dos mais requisitados e isto tende a crescer nos próximos 30 anos. O campo de trabalho é enorme, pois soluções de IA podem ser aplicadas da saúde ao agronegócio, no setor financeiro e no varejo. Mergulhar de cabeça nesta área vai abrir muitas portas e oportunidades”, completa o coordenador.

Este curso formará o profissional que vai entender e aplicar técnicas de Machine Learning e Deep Learning, desenvolver chatbots e conhecer tecnologias cognitivas que estão mudando o mundo. As inscrições para o Vestibular FIAP 2021 estão abertas até 14 de Outubro. A prova acontece em 17 de Outubro, presencialmente ou on-line.

Website: http://www.fiap.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.