Comportamento Educação Geral Ondas do Bem Saúde

Acidentes domésticos

10 cuidados com as crianças para prevenir os acidentes oculares

Acidentes domésticos são perigosos em qualquer época e anualmente provocam até mortes, além de sequelas na população infantil. Por isso os cuidados com os pequenos nestes dias de quarentena forçada, em que as crianças precisam ficar confinadas, devem ser redobrados. “Como elas estão em tempo integral em casa, naturalmente aumentam as chances de acidentes domésticos e a área dos olhos é uma das regiões mais delicadas e sensíveis”, alerta André Borba, oftalmologista e especialista em cirurgia oculoplástica.

Segundo o especialista, a adoção de algumas condutas é necessária para evitar acidentes. “Muitos casos de perfuração ou queimadura nos olhos ocorrem em casa, pois é um ambiente que possui muitos objetos que representam potenciais riscos de acidentes para as crianças. Portanto todo cuidado é pouco”, afirma Borba.

Abaixo o oftalmologista aponta alguns cuidados extras para evitar os acidentes oculares.

  • Não permitir que a criança utilize brinquedos pontiagudos, estilingues, facas ou tesouras com pontas. O objetivo é diminuir o risco de perfuração ocular.
  • Ter atenção com plantas venenosas e pontiagudas, ao alcance dos pequenos. Plantas domésticas, que sejam pontudas, espinhosas, ou que soltam líquido leitoso podem causar irritação se atingirem os olhos.
  • Tomar cuidado com cigarros na boca dos adultos quando pegarem as crianças no colo. ”O ideal é não fumar perto das crianças, porém se não for possível, atenção a proximidade, pois sem cautela, pode causar queimadura ocular”, alerta o especialista.
  • Manter longe do alcance das crianças os produtos de limpeza guardando todos na parte mais alta dos armários. “Algumas substâncias como a soda cáustica e os agrotóxicos são um risco ainda maior para as crianças”, afirma Borba.
  • Deixar sempre o cabo da panela virado para dentro, prevenindo, assim, queimaduras térmicas oculares por líquido escaldante da panela.
  • As fezes de alguns animais, principalmente a do gato e a de aves, podem transmitir a toxoplasmose, doença que provoca inflamação no olho, podendo levar à cegueira. O contágio é feito por meio do contato das fezes do animal com as mãos da criança, que depois as leva à boca. “É muito importante ensinar as crianças a lavar bem as mãos sempre e muito mais agora com o Covid-19. Lavar as mãos deve se tornar um hábito para todos”, afirma o oftalmologista.
  • Orientar as crianças sobre o cuidado com “as aves que bicam”, “o gatinho que arranha” e “o cãozinho que morde”, pois esses animais podem, mesmo sem querer, ferir os olhos das crianças, durante a brincadeira.
  • Ensinar as crianças a não coçar os olhos repetidamente, pois a frequência pode facilitar o aparecimento de infecções e levar ao desenvolvimento de doenças oculares como o ceratocone (córnea pontiaguda), a queda da pálpebra, o olho vermelho, o excesso de lacrimejamento e agora a contaminação do Covid-19.
  • Atenção quanto ao uso de objetos como lápis e tesoura, pois podem ferir os próprios olhos das crianças ou familiares.
  • O álcool gel, produto recomendado para uso constante, deve ser mantido longe das crianças por causa do perigo de ingestão e também do risco de passar nos olhos podendo causar irritação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.