Agenda Comportamento Cultura Economia Educação

Curso de Jornalismo

Projeto Repórter do Futuro abre inscrições para a 13ª edição do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter

Já estão abertas as inscrições para o 13º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro promovido em parceria pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e OBORÉ Projetos Especiais

Foto da turma de 2019

O foco desta 13ª edição será “Território e desigualdades na cidade de São Paulo”. Os 25 estudantes selecionados irão discutir questões como Gestão da Cidade, Políticas para a Primeira Infância, Mobilidade, Ocupação urbana, Educação, Sustentabilidade, Emprego e Renda.

Os encontros ocorrerão entre os dias 4 de abril e 6 de junho, sempre aos sábados. Neles, os estudantes participarão de Conferência de Imprensa com um convidado de destaque, que apresentará um panorama sobre o assunto no qual é especialista, seguida de coletiva de imprensa – momento em que os   alunos vivenciarão, na prática, situações do cotidiano profissional.

Na metodologia especialmente desenvolvida para este projeto de formação, os estudantes também são estimulados a produzir uma peça jornalística a cada encontro e recebem orientações por meio de atendimentos individuais prestados por jornalistas experientes que integram a coordenação do projeto. O módulo propõe a realização de uma reportagem de fôlego sobre um ou mais temas discutidos ao longo do curso e produzida em duplas. Trata-se da “Operação Ponto Final”, que tem audição pública no encerramento das atividades.    

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de março neste link http://bit.ly/3azjEf5.

O Encontro de Confraternização e Seleção será no sábado, 4 de abril, das 9h às 12h, no Auditório Freitas Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – térreo – Bela Vista). Os candidatos serão avaliados pelo grau de interesse no tema e potencial de aproveitamento manifestado no dia da seleção.

Conheça a programação preliminar

18/4 Aula Magna |9h00 às 13h30            

Tema: Cidades globais: o que pode ser feito para melhorar a vida na região metropolitana                                                                                                                                             

25/4 Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva | 9h00 às 13h30

Tema: Ser criança em São Paulo

9/5 Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva | 9h00 às 13h30         

Temas: Mobilidade e Ocupação urbana

16/5 Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva | 9h00 às 13h30

Temas: Educação e Sustentabilidade

23/5 Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva | 9h00 às 13h30

Temas: Emprego e Renda 

6/6 Avaliação e Encerramento | 9h00 às 17h

Feira de Amostras da Operação Ponto Final

Sobre o Repórter do Futuro

Trata-se de um projeto de formação iniciado em 1994 pela OBORÉ com a proposta de complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem. Ao longo de quase três décadas de existência, desenvolveu e aperfeiçoou uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.

Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística – impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia – a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste projeto é desenvolvido em duplas e no bairro de livre escolha dos estudantes. Com esta proposta pedagógica, são igualmente beneficiados por esta formação os estagiários de comunicação que atuam nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.
  

A Escola do Parlamento

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada pela Lei nº 15.506 de 13 de Dezembro de 2011, com o objetivo de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo e desenvolver programas de ensino, cursos e eventos direcionados à formação e à qualificação de lideranças comunitárias e políticas.

Desde sua criação a Escola do Parlamento adotou como missão institucional a promoção de eventos voltados à formação e à educação em cidadania e política de cidadãos e servidores, além de uma série de cursos de curta duração, ciclos de debates e seminários sobre temas centrais da cidade de São Paulo. Neste sentido, destacam-se a abordagem de temas como mobilidade, cultura, imigração, população em situação de rua, questões de gênero e reforma política.

A parceria com a OBORÉ constitui importante frente de atuação da Escola na promoção da educação política dos cidadãos e profissionais que lidam diariamente com a realidade e os dilemas metropolitanos, como saúde, educação, transporte, cultura e violência. Das 13 edições do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, nove foram realizadas no escopo desta parceria com o propósito de qualificar estudantes de jornalismo para uma cobertura crítica e aprofundada da nossa cidade.

SERVIÇO
 
Repórter do Futuro

Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter | 13º Módulo – 2020
Inscrições abertas até 31 de março

FICHA DE INSCRIÇÃO http://bit.ly/3azjEf5
 

Encontro de Confraternização e Seleção: 4 de abril, sábado, das 9h às 12h30

Local: Auditório Freitas Nobre da Câmara Municipal de São Paulo

Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – São Paulo/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.