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Câncer de Próstata

Novembro Azul – Conheça a história da campanha

Criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2011, o movimento mobiliza milhões de brasileiros durante o mês de novembro


Você sabia que o Novembro Azul, uma das campanhas de conscientização de saúde mais importantes do mundo, nasceu no Brasil?

Em 2011, inspirada pelo movimento australiano Movember (Moustache/November, em livre tradução Bigode/Novembro) e pela campanha internacional Outubro Rosa, para o câncer de mama, a fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, decidiu lançar o Novembro Azul.

Em pouco tempo, a campanha ganhou projeção e se transformou em uma ação de domínio público: foi abraçada por instituições governamentais, ONGs, empresas e pela sociedade civil, transformando-se em uma grande mobilização que engaja milhões de pessoas em torno da prevenção de doenças e saúde masculina, em especial o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, com cerca de 68 mil novos casos e 13 mil mortes por ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer).  

Tudo começou em 2008, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou a sua primeira campanha “Um Toque, um Drible”, com o objetivo de promover a mudança de comportamento dos homens em torno do hábito de consultar um médico e realizar exames preventivos de saúde e dos exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, recomendados aos homens a partir de 50 anos, ou 45 anos para aqueles com histórico familiar ou afrodescendentes.

A falta de informação e, em alguns casos, o preconceito são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar o câncer de próstata em estágio inicial, que chega a ter chance de cura superior a 90%.

“O nosso objetivo com a campanha Novembro Azul vai além do alerta para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O trabalho mais importante do Instituto Lado a Lado pela Vida é promover o acesso dos homens brasileiros a uma linha de cuidados, seguindo os moldes dos avanços alcançados pelas mulheres na sua jornada dentro do Sistema Único de Saúde (SUS)”, declara Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida


Instituto Lado a Lado Pela Vida
O Instituto Lado a Lado pela Vida é uma organização brasileira da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 2008, em São Paulo, por profissionais engajados em disseminar informação de qualidade para a população sobre saúde do homem; saúde cardiovascular e oncologia.

Com a missão de humanizar a saúde de norte a sul do Brasil com campanhas de prevenção primária e secundária que promovem o diálogo, o acolhimento e a promoção do bem-estar físico e emocional, propagamos o discurso do autocuidado e da autoestima, plantando a semente de que a saúde é o nosso bem mais valioso e merece atenção especial.

Com a idealização e realização das campanhas RespireAgosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro e Novembro Azul, a prevenção da saúde e a importância do diagnóstico precoce de câncer de pulmão, de próstata e dos tumores femininos; além de alertas sobre as doenças cardiovasculares ganharam um outro olhar, despertando a atenção, mudando paradigmas e quebrando preconceitos.

Para acessar o conteúdo da campanha Novembro Azul, acesse:
www.novembroazul.com.br
https://www.ladoaladopelavida.org.br/

Fonte: Agência Guanabara

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