Agenda Comportamento Economia Geral Saúde

Crianças – saúde bucal

Odontopediatras usam a tecnologia como aliada para incentivar as crianças a cuidarem melhor da saúde bucal

Já imaginou poder se comunicar com a Fada do Dente e ainda ajudá-la a combater a cárie de todas as crianças? Pois é exatamente esta a proposta dos odontopediatras Daniela Carvalho França e Marcone Oliveira, que acabaram de lançar o livro A Fada do Dente Moderninha. A personagem, conhecida por cuidar dos dentinhos de leite, ganhou uma versão tecnológica e um perfil no Instagram para interagir diretamente com a garotada, se tornando uma aliada dos pais na saúde bucal.

O livro conta a história de uma Fada do Dente que adora tecnologia. Ela supervisiona os dentinhos das crianças através de um celular mágico, que só se mantém carregado com a energia que as crianças geram ao escovarem os dentes. “Todos os poderes dela dependem da escovação dos dentes das crianças. Então, os pais podem contar a história para elas e filmá-las ou fotografá-las fazendo isso para mandar para a Fadinha. Daí, é só publicar a foto no Instagram com a #afadadodentemoderninha para ser compartilhada no perfil da Fada. É uma maneira de deixar este momento mais divertido. Além disso, a criança acaba tendo um canal direto com a Fada”, explica Daniela, que é especialista e mestre em Odontopediatria pela SLMandic Campinas.

Para facilitar, o livro tem um QR Code que leva automaticamente para o perfil da Fada no Instagram. “Este livro, na verdade, é um projeto muito maior. Queremos que todas as crianças tenham acesso a informações seguras sobre saúde bucal, de uma maneira lúdica. Por isso, o Instagram da Fada do Dente Moderninha terá todas as dicas do livro e muito mais. Nosso objetivo é espalhar o conceito e a importância da prevenção para todos”, afirma Marcone, que também é especialista e mestre em Odontopediatria pela SLMandic Campinas.

Segundo o odontopediatra, é muito importante que a criança cuide da higiene bucal desde cedo e que isso se torne um hábito. “A escovação pode – e deve – ser mais divertida. O incentivo e o exemplo dos pais são fundamentais nesse processo. Vamos todos escovar os dentes para manter carregado o celular mágico e a fadinha continuar forte com seus poderes para juntos combatermos os monstrinhos da cárie?”, brinca Marcone.

Já que o objetivo do livro é incentivar as crianças a escovarem os dentes, então é bom saber como isso deve ser feito. De acordo com os especialistas, é necessário escovar os dentes após as principais refeições e antes de dormir. “A escovação antes de dormir é a mais importante de todas, então precisa caprichar ainda mais. Também é importante utilizar o fio dental diariamente”, destaca Daniela. A escovação deve ser feita assim que nasce o primeiro dentinho e sempre com pasta de dente com flúor a partir de 1100 ppm. “Os pais precisam ficar atentos à quantidade ideal de pasta. Para crianças com até três anos, o equivalente a um grão de arroz. Acima desta idade, o equivalente a um grão de ervilha”, orienta. “E, claro, a escovação deve ser supervisionada e, de preferência, complementada por um adulto”, reforça a odontopediatra.

SERVIÇO:

Livro A Fada do Dente Moderninha

Autores: Daniela Carvalho França e Marcone de Oliveira

Ilustrações: Jota Cabral

Editora: Scortecci

Valor: R$ 35,00 (Não inclui a pelúcia)

Instagram: @afadadodentemoderninha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.