Economia Geral Saúde

Fiscalização

TCE realiza fiscalização surpresa no fornecimento de medicamentos em 221 municípios

Em uma ação coordenada, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza, hoje (27/8), desde às 8 horas, fiscalização surpresa para vistoriar o fornecimento, distribuição e controle de medicamentos na rede de saúde em 221 municípios.

A ação, que será realizada em 298 locais – hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), farmácias e almoxarifados -, é executada ‘in loco’ por 303 agentes de fiscalização do TCE. Os trabalhos podem ser acompanhados em tempo real por meio de uma central de monitoramento pelo link http://streaming.tce.sp.gov.br/dashboard.

Durante 6 (seis) horas, com previsão de encerramento às 14h00, serão vistoriados itens como o acondicionamento dos medicamentos; as condições de controle no armazenamento e na distribuição dos remédios – inclusive àqueles que são entregues por meio de processos judiciais.

Os remédios de uso controlado e as medidas de segurança adotadas; dados do estoque mínimo de segurança e a contagem física dos medicamentos; os sistemas de controle de entrada e saída; e a presença de laudo do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária, também fazem parte da vistoria.

“A partir da ação, será possível traçar um mapa da situação dos almoxarifados de saúde no Estado. O objetivo é que os responsáveis tomem conhecimento e possam corrigir falhas e irregularidades”, justificou o Presidente do TCE, Antonio Roque Citadini.

Todos os dados coletados e situações de irregularidade serão apresentados ao final do dia, por volta das 17 horas, na forma de um relatório gerencial.

Clique para acompanhar em tempo real

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.