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Setor Público – Premiação

Maior prêmio de reconhecimento de trajetórias no setor público brasileiro anuncia vencedores

Um ex-seringueiro que atua na proteção de povos indígenas isolados na floresta, um médico idealizador de um movimento de conscientização sobre o suicídio, uma juíza dedicada a enfrentar o grave problema da violência doméstica no país, um comunicador que criou um serviço inovador de informações públicas ao cidadão. Essas são algumas das histórias que constroem as trajetórias de mais de 10 anos dedicação ao serviço público reconhecidas em 2019 pelo Prêmio Espírito Público, que anuncia nesta segunda-feira os 18 vencedores de sua segunda edição. A premiação contou com 1049 inscrições e selecionou 18 profissionais públicos que transformam positivamente a vida das pessoas em seis diferentes categorias: Educação, Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública, Governo Digital e Gente, Gestão & Finanças Públicas. 

O júri foi composto por mais de 160 representantes do setor público, da academia, do terceiro setor e de empresas com atuação em cada área, contando como nomes como José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde; José Luiz Setúbal, presidente do Hospital Infantil Sabará; Claudia Costin, ex-secretária de Educação do Rio de Janeiro-RJ e Ana Carla Abrão, Head da Oliver Wyman Brasil e ex-secretária de Fazenda de Goiás.  

Premiados

Educação

Fabiana Silva Rocha – Coruripe (AL) – Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Já atuou como coordenadora, diretora, gerente, articuladora municipal de ensino e docente de disciplinas da graduação em Pedagogia e pós-graduação em Psicopedagogia. Elaborou projetos com foco na aprendizagem e exerceu o cargo de gerente regional selecionada por mérito mediante nota obtida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola em que foi diretora em 2013. Por meio da execução coletiva de um projeto de sua autoria, Coruripe galgou os melhores índices educacionais em Alagoas no ano de 2017. Atualmente é integrante do Núcleo Conectando Saberes da Fundação Lemann em sua cidade, realiza formações, promove momentos para compartilhamento de experiências e está à frente de um novo projeto em prol do IDEB 2019.

Glaucio Ramos Gomes – Paulista (PE) – Graduou-se em Letras/Inglês pela Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUSESO e possui especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa. Mestre e doutor em Análise do Discurso pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua como professor efetivo na Secretaria de Educação da cidade do Paulista e na Secretaria de Educação de Pernambuco. Há mais de dez anos, ensina Língua Portuguesa por meio de projetos educacionais. É contador de histórias, autor de livros infanto-juvenis e empreendedor social no campo da formação de leitores. Atualmente, é formador de professores de Língua Portuguesa e coordenador de bibliotecas escolares da Secretaria de Educação do Paulista.

Pâmela Billig Mello Carpes – Uruguaiana (RS) – Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), doutora em Fisiologia, com pós-doutorado na Universidade de Leuven (Bélgica), e bolsista de produtividade em pesquisa CNPq. Lidera o Programa POPNEURO, da Unipampa: ações para divulgação e popularização da neurociência. Participa dos grupos Cientistas do Pampa e Parent in Science. Em 2017, ganhou o Prêmio Para Mulheres na Ciência L’Oreal/UNESCO/Academia Brasileira de Ciências. É membro do Comitê de Ensino da Sociedade Brasileira de Fisiologia e do comitê Women in Physiology da American Physiological Society. É pesquisadora da Rede Ciência para a Educação e atuou no Escritório da Educação da UNESCO no programa Science of Learning.

Meio Ambiente

Jair Candor – Alta Floresta (MT) – Coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Madeirinha-Juruena, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), trabalha há mais de trinta anos na proteção de povos indígenas isolados – sem contato com a chamada “civilização” – e da floresta amazônica, no noroeste do Mato Grosso. A região é conhecida como Arco do Desmatamento e aterrorizada por inúmeros conflitos agrários, sendo uma das áreas mais violentas do país. Em sua trajetória, utiliza os conhecimentos que adquiriu quando era seringueiro na defesa da Amazônia e dos povos mais vulneráveis do planeta.

Jorge Amaro de Souza Borges – Mostardas (RS) – Doutor em Políticas Públicas (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS), Biólogo (IPA), Especialista em Educação Ambiental (SENAC/RS), Especialista em Audiodescrição (UFJF), Especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas (UNICAMP) e Técnico Agrícola (ETA). Quilombola de Mostardas e com título de cidadão Viamonense, tem experiência na área de Meio Ambiente e Inclusão Social. Já atuou nas Prefeituras gaúchas de Viamão e Alvorada, além do Governo Federal. Atualmente é secretário do Meio Ambiente de Mostardas.

Lívia Passos Martins – Salvador (BA) – Bióloga (UCSAL) e Mestre em Geoquímica Ambiental (UFBA). Desde 1999, é servidora pública, inicialmente como professora na rede estadual de ensino (BA). Em 2002, ingressou no Ibama (PA). A partir de então, em sua trajetória, teve experiências significativas em planejamento, inteligência e investigação com foco na proteção dos biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Mata Atlântica. Atuou na gestão do Parque Nacional da Amazônia (PA) e na fiscalização da biodiversidade (BA). Coordenou a atividade de Inteligência Ambiental na Sede (Brasília). Foi Superintendente no Estado do Mato Grosso.

Saúde

Fabio Gomes de Matos e Souza – Fortaleza (CE) – Médico pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Farmacologia pela UFC e PhD em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo. Coordena os projetos Programa de Apoio ao Paciente Psicótico – PROAPP, Centro de Tratamento de Transtornos Alimentares – CETRATA, Programa de Apoio ao Deprimido Refratário – PROADERE, Grupo de Estudo em Transtornos Afetivos – GETA e o Programa de Apoio à Vida – PRAVIDA, que atende pessoas com risco de suicídio. Foi idealizador da Caminhada pela Vida, marco importante para início da Campanha Setembro Amarelo.

Analamacia Brito – São Luís (MA) – Idealizadora da consultoria Aconchego Materno, natural de São Luís (MA), graduada em Enfermagem e especialista em Obstetrícia. De 2015 até o presente momento, é Responsável Técnica do Instituto Acqua, organização social que faz gestão para a Secretaria de Estado da Saúde de Maternidades no Maranhão. Atualmente, preside a Associação de Enfermeiros Obstetras do Maranhão contribuindo para inserção da Enfermagem Obstétrica no contexto do parto, nascimento, empoderando grávidas e famílias para uma vivência respeitosa, acolhedora e segura, resgatando o protagonismo da mulher e o fortalecimento do SUS.

Sandra Cristina Perez Tavares – São Paulo (SP) – Enfermeira pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Doenças Infecciosas (FUNDAP), Administradora Hospitalar (UNAERP), Mestre em Bioética (Centro Universitário São Camilo), Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Gerentes de Enfermagem e Confraria Bioethikos. Na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foi Diretora de Enfermagem, implantando a Sistematização da Assistência de Enfermagem, e Coordenadoria de Controle de Doenças/Grupo Técnico Clínico Terapêutico, atuando como Membro do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas. Hoje, é Presidente da Comissão de padronização de material hospitalar para Atas de Preço, diminuindo o custo da assistência médica nos hospitais.

Segurança Pública

Jacqueline Machado – Campo Grande (MS) – Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo e especialista em Direito Público pela UNIJUÍ/RS. É Juíza de Direito no Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul desde 2001. Atua desde março de 2016 na 3a Vara de Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande-MS, primeira Vara no país especializada em Medidas Protetivas. Em 2017, assumiu a gestão da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Ainda, é embaixadora do Instituto Luther King e membro da Cátedra UNESCO/UFGD – Gênero, Diversidade Cultural e Fronteiras.

Carlos Augusto Chamoun do Carmo – Vila Velha (ES) – De família humilde, nasceu em Vitória-ES, indo sozinho para o Rio de Janeiro antes dos 18 anos, em busca de uma vida melhor. Biólogo (1995, UERJ), Mestre em Microbiologia (1999, UFV/MG) e Doutor em Ciências Biológicas (2010-2014, UFRJ/EUA), atualmente é Perito Criminal, desde início de 2007, e Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), desde 2010. Em seu doutorado, desenvolveu tese inédita, com grande aplicação na área pericial, levantando vestígios cruciais em casos de estupro e outros crimes importantes. Sua tese foi escolhida a melhor do país na área forense, pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF).

Neylen Bruggemann Bunn Junckes – Florianópolis (SC) – Assistente Social, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Funcionária Pública do Estado de Santa Catarina, lotada na Secretaria de Desenvolvimento Social, exercendo suas atribuições na Diretoria dos Direitos Humanos. Atuou por mais de 12 anos no sistema socioeducativo em meio fechado e atualmente é responsável pelas medidas socioeducativas em meio aberto. Especialista em “Política Social e Prática Profissional” pela UFSC; em Formação Social em Família, pela MACE – Curitiba; em Saúde da Família pela UFSC e na área da violência doméstica contra crianças e adolescentes pela Universidade de São Paulo. Mestre pelo Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda no Programa de Pós Graduação de Serviço Social da UFSC. Pesquisadora da temática da infância, adolescência, violências, gestão pública e socioeducação.

Governo Digital

Sergio Ferreira Bastos – Rio de Janeiro (RJ) – Atualmente é Líder Carioca e Assessor Chefe da Unidade Nudge da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-RJ, Mestre em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ e graduado em Física pela antiga SESNI. Além de gestor público, possui experiência em docência de ensino Fundamental e de nível Superior. Como docente de Engenharia, lecionou nos seguintes temas: aplicação de redes neurais, controle de qualidade utilizando gráficos de controle, design de experimentos e mecânica técnica. Na gestão pública aplica os conhecimentos de engenharia, estatística e computação na análise e cruzamento de dados visando auxílio à tomada de decisão.

Otávio Moreira de Castro Neves – Brasília (DF) – Especialista em Estratégia pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Está no governo desde 2008, após uma década nos setores de mídia e telecom. Atua como Diretor de Transparência e Controle Social, na Controladoria-Geral da União, onde liderou o projeto de criação do e-SIC, o Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão – um serviço 100% digital que facilita os pedidos de informação ao Governo Federal. Também está à frente dos Planos de Governo Aberto e do Portal da Transparência, para o qual propôs nova versão com mais dados e ferramentas, lançada em 2018.

Rodrigo Diniz Lara – Belo Horizonte (MG) – Graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2004), especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG (2008) e mestre em Administração pela UFMG (2014). Servidor público estadual de Minas Gerais da carreira de Especialista em Políticas Públicas em Gestão Governamental desde 2005 tem como foco principal a temática governo digital. Gestor de projetos vencedores do Prêmio Inova Minas Gerais como o aplicativo MG app (2016) e implantação do Processo Eletrônico de Minas Gerais (2018). Atualmente exerce o cargo de Subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços.

Gente, Gestão & Finanças Públicas

Ilma Leonor Magarão Paiva Keysselt – Lauro de Freitas (BA) – Delegada de Polícia do Estado da Bahia, Graduada em Direito pela Universidade Católica de Salvador, com Especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública e cursos nas áreas de Metodologia do Ensino Superior, Planejamento e Gestão, Projetos e Liderança. Iniciou sua carreira policial no município de Caravelas e trabalhou em outras unidades operacionais do interior e Região Metropolitana de Salvador. Deixou a atividade operacional para servir na Academia de Polícia Civil, tendo a experiência de atuar como Coordenadora de Alunos e membro da Comissão de Investigação Social dos candidatos à carreiras policial. Foi Diretora de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos e do Conselho Estadual de Políticas para Povos Indígenas. Atualmente, integra o Gabinete do Delegado-Geral da Polícia Civil, atuando como membro do Escritório de Projetos e Processos da Polícia Civil, exercendo a função de gerente do Projeto de Implantação do Sistema de Gestão Estratégica da Polícia Civil.

Leandro Leiztke Thurow – Pelotas (RS) – Cirurgião-dentista, especialista em saúde pública e mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Servidor da Prefeitura de Pelotas desde 2009. Foi coordenador municipal de saúde bucal, criando dois Centros de Especialidades Odontológicas e Serviços de Próteses Dentárias. Idealizou o Projeto Mão de Obra Prisional no SUS, empregando apenados na recuperação de prédios públicos, experiência reconhecida pela sua economicidade e combate à discriminação. É Secretário Municipal de Saúde e Presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Pelotas, atuando no projeto de construção de um Centro para ressocialização de apenados baseado no estudo, trabalho, valores familiares e cristãos.

Virgínia Bracarense Lopes – Brasília (DF) – Graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro/MG (2005) e em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Possui especialização em Direito Público pela PUC-MG (2015). Atuou no Estado de Minas Gerais entre 2006 e 2011. Desde 2012 atua no Governo Federal, onde participou do projeto de criação e implantação da Central de Compras, unidade que dirige desde 2015, e cujo objetivo é rever as aquisições e contratações de bens e serviços de modo a viabilizar uma atuação estratégica das compras públicas, imprimindo ganhos de qualidade, eficiência, transparência, inovação e melhoria do gasto público.

Organizadores

A iniciativa é organizada pela Aliança (formada pela República.org, Instituto Humanize, Fundação Lemann e Fundação Brava) e pela Agenda Brasil do Futuro, em parceria com algumas das mais importantes instituições do país nas áreas social, educacional, ambiental, da saúde e de gestão pública (lista de instituições disponível no site). “Acreditamos que essas trajetórias podem incentivar talentos de todo o Brasil a entrar na Administração Pública, além de inspirar os atuais profissionais públicos a fortalecer seu protagonismo na busca de soluções para os desafios do país”, afirma Marina Cançado, diretora-executiva da Agenda Brasil do Futuro.

Cada um dos vencedores receberá R$ 10 mil e a oportunidade de participar de uma imersão internacional de aprendizagem e contato com o serviço público da Alemanha. Em setembro, eles viajam juntos para a Hertie School of Governance, universidade de políticas públicas com enfoque contemporâneo, em Berlim. No dia 28 de outubro, dia do servidor público, haverá a cerimônia de premiação dos vencedores, em que será anunciado ainda uma trajetória destaque em cada categoria. Os seis contemplados com o destaque levarão um prêmio adicional de R$ 20 mil. “É fundamental que esses profissionais sejam valorizados por suas trajetórias voltadas para o impacto positivo no Brasil, ressignificando a imagem do bom profissional público”, ressalta Eloy Oliveira, diretor-executivo da República.org.

Sobre a Aliança

A Aliança é formada por quatro organizações do terceiro setor – Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org – que juntas somam esforços e recursos em torno do tema de gestão de pessoas no setor público e no terceiro setor.

Seu objetivo é contribuir para a entrega de serviços públicos de qualidade à população, com pessoas mais preparadas para enfrentar os desafios sociais do Brasil. Os esforços e recursos são investidos em produção de conhecimento; promoção de diálogo, mobilização e engajamento por meio de realização de eventos e atuação em rede; e implementação de experiências práticas de gestão de pessoas em parceria com governos.

Sobre a Agenda Brasil do Futuro

Associação sem fins lucrativos fundada e gerida por jovens de famílias empresárias de diferentes regiões do Brasil com o objetivo de acelerar mudanças estruturantes no Brasil. Desde 2015, vem focando na pauta de pessoas no setor público, principalmente, nos temas do reconhecimento e da seleção profissional para cargos de alta direção.

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