Belo Horizonte, MG 5/2/2021 –
O setor de transporte de carga e fretes está utilizando a tecnologia para garantir mais agilidade nos processos.
Nos últimos anos, empresas do setor de fretes e caminhoneiros autônomos buscaram alternativas tecnológicas para reduzir os custos de frete e oferecer melhores condições de trabalho, e os aplicativos vieram com esse objetivo. As ferramentas de carga ganharam espaço no mundo todo. Elas buscam diminuir os entraves operacionais e reduzir os custos.
Alguns estudos da FreteBras comprovam que a pandemia de Covid-19 parece ter promovido ainda mais a transformação digital da indústria de frete. A plataforma de cargas atingiu a marca de 4 milhões de fretes nos primeiros 9 meses de 2020, 60% superior ao número registrado no mesmo período de 2019. O frete total destinado aos caminhoneiros é de cerca de 40 milhões de reais.
Em entrevista ao Estadão, o diretor de operações Bruno Hacad disse que a plataforma teve mais de 10 milhões de buscas por fretes em 2019 e foram registrados pedidos em 97% das cidades do país.
A chegada dos apps de carga
No mercado brasileiro já existe um grande número de aplicativos de cargas disponíveis, como o Lalamove, FreteBras, Loggi, Brazza Carga para fornecimento e busca de mercadorias, e empresas focadas na criação das soluções, como a Codificar.
A utilização da plataforma de cargas funciona com pequenas, médias ou grandes empresas utilizarão o CNPJ efetivo para se cadastrar no site da ferramenta.
Já os motoristas de caminhões autônomos baixam os aplicativos e se cadastram nas plataformas.
Website: http://codificar.com.br