Geral

75% dos brasileiros apostam em mais empregos com transição para economia sustentável

(NOTA) 75% dos brasileiros apostam em mais empregos com transição para economia sustentável, aponta pesquisa da ABDI e da Nexus

O levantamento feito pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) mostra que quanto maior renda e escolaridade, maior a crença no aquecimento do mercado de trabalho com a economia verde. Metade da população acredita que força de trabalho está preparada para novo momento. Metade dos brasileiros acredita no preparo da força de trabalho do país. Para 54% da população, o Brasil tem trabalhadores preparados para os novos empregos que poderão surgir com a transição para uma economia mais sustentável. Outros 42% disseram que não.

Pesquisa revela que 3 a cada 4 brasileiros (75%) apostam em mais empregos com transição para economia sustentável. Em parceira com a Nexus, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI

Três em cada quatro brasileiros (75%) acreditam que a transição para uma economia sustentável vai gerar novos empregos no país, segundo levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Nexus. Entre eles, 54% esperam que surgimento de “muitos novos empregos” e 21% “poucos novos empregos”. Apenas 16% avaliam que a mudança pode reduzir as oportunidades. A expectativa positiva cresce conforme aumentam a renda e a escolaridade, chegando a 79% entre pessoas com ensino superior completo e 78% entre quem ganha mais de cinco salários mínimos.

O otimismo também varia por região e perfil. Moradores do Sudeste e Sul (78%) se mostram mais confiantes que os do Nordeste (67%). Entre os brasileiros que adotam práticas sustentáveis no dia a dia, classificados como ativistas, 79% acreditam na criação de novas vagas, contra 67% dos que não têm hábitos verdes. Para o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, a percepção acompanha o nível de qualificação: “Esses novos trabalhos devem exigir profissionais mais qualificados e pagar salários mais altos.”

Outros dados do levantamento

  • 54% dos brasileiros acreditam que a força de trabalho está preparada para a economia verde; 42% discordam.
  • Jovens de 16 a 24 anos são os mais confiantes (62%) no preparo dos trabalhadores.
  • Homens (59%) são mais otimistas do que mulheres (49%) quanto à geração de novos empregos.
  • No Nordeste, 25% acreditam que a transição sustentável pode reduzir vagas.

Metodologia da pesquisa

A Nexus realizou 2.021 entrevistas face-a-face em uma amostra representativa da população brasileira a partir de 18 anos, nas 27 Unidades da Federação entre 14 e 21 de julho de 2025.

Para mais informações no site.

Pixel Brasil 61

Deixe um comentário