Saúde

O número de casos de meningite por ano crescem na Baixada Santista, o que alerta autoridades

A Baixada Santista, no litoral de São Paulo, registra 50 casos confirmados de meningite, 7 suspeitos e 2 mortes em 2025. As mortes aconteceram em Praia Grande e Santos. As cidades com mais casos confirmados são Guarujá e São Vicente. 

A situação

A quantidade de casos de meningite na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, deixaram autoridades sanitárias alarmadas. De acordo com Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista, foram confirmados 57 casos e 11 mortes durante janeiro e outubro desse ano. Ainda não há confirmação entre os casos, 

As secretarias municipais e do estado reforçam que a vacinação e ações preventivas são fundamentais para diminuir o ritmo da doença. 

O que está sendo feito

Quais riscos e a cobertura vacinal

 

Abordagem: conteúdo deve apresentar um panorama atualizado da situação epidemiológica da meningite na Baixada Santista, explicando o que está sendo feito para conter o avanço dos casos, quais são os riscos para a população e como está a cobertura vacinal na região.

Confirmar as informações da matéria do G1 junto à secretaria estadual de Saúde de SP (vale ver com eles se soltaram boletim epidemiológico recente e quais as ações do estado). Vale checar nas prefeituras também. Vi esse release da prefeitura de Santos (SP), que pode ser útil: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-orienta-sobre-casos-e-vacinacao-contra-as-meningites

Além de atualizar dados locais, o texto deve trazer contexto nacional sobre a doença, orientações de prevenção e vacinação.

As informações são da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Governo Federal.

Pixel Brasil 61

Deixe um comentário