2ª edição do Koff – Korean Film Festival de 3 a 9 de outubro, em São Paulo, no Reserva Cultural
Iniciativa do ISPAC – Instituto São Paulo de Arte e Cultura, sob curadoria do roteirista, teatrólogo, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor de cinema Rubens Rewald, o Koff – Korean Film Festival apresenta mais de 60 filmes. A programação reúne longas e curtas metragens de todos os gêneros e exalta a cultura da Coreia do Sul por meio de sua cinematografia contemporânea exibindo obras premiadas nos mais importantes festivais internacionais de cinema, sucessos de bilheteria mundial e produções do cinema independente coreano inéditas no Brasil.
Composta por duas mostras, uma Mostra Não Competitiva,que exibe 12 longas e 13 curtas – Road to Boston, Exhuma, Spring in Seoul, Sleep, Mimang, Soulmate, Concrete Utopia, Ditto, Dog Days, Round-Up: No Way Out, Past Lives, Hijack 1971. A Mostra Competitiva exibe mais 10 longas e 27 curtas,que premia tanto filmes produzidos na Coreia do Sul, quanto no Brasil, por votação popular, esta edição promete ser uma imersão completa no Cinema Coreano.
Estão na programação os dois sucessos do cinema coreano dos últimos dois anos, inéditos no Brasil: Spring in Seoul (2023), um thriller político com direção de Kim Sung-su; e Exhuma (2024), do diretor Jang Jae-hyun, respectivamente as maiores bilheterias na Coreia do Sul em 2023 e 2024.
A produção cinematográfica sul-coreana se destaca por combinar temáticas fortes e propostas estéticas avançadas mantendo um diálogo direto e acessível com o público, conciliando, de forma singular, elementos artísticos e comerciais. O festival também promoverá oficinas de produção de vídeo em escolas públicas e debates internacionais em formato virtual com cineastas, atores e produtores coreanos. As conversas buscam fortalecer o intercâmbio entre os dois países e a troca de ideias sobre a indústria cinematográfica. Todo o conteúdo estará disponível no canal oficial do festival no YouTube.
Na Mostra Competitiva, foram selecionados mais de 40 filmes de cineastas emergentes, entre 325 inscritos da Coreia do Sul e Brasil. O espectador poderá assistir os longas Table for Two, Birth, e Juhee from 5 to 7, entre outros. Table for Two é um belo documentário sobre a relação entre uma mãe sua filha que teve uma severa crise de aneroxia e bulimia na adolescência. Um filme sensível e forte na abordagem das personagens. Birth (2022) é um drama delicado com direção de YOO Ji-young, sobre a gravidez não planejada de uma jovem escritora promissora que está prestes a publicar seu novo livro Jay, causando conflitos entre ela e seu companheiro. Investigando temas de escolha pessoal, expectativas sociais e a luta inerente pela autonomia, surge como uma reflexão comovente sobre as complexidades da feminilidade contemporânea. Já Juhee from 5 to 7 se relaciona diretamente com o clássico de Agnes Varda, Cleo das 5 às 7. Assim como no filme de Varda, a protagonista aguarda o resultado de um exame de câncer, enquanto vivencia uma tarde na universidade em que leciona. Um filme com uma estrutura temporal que foge da linearidade.
A seleção de curtas metragens do KOFF em 2024 superou as expectativas e a Mostra Não Competitiva trouxe pequenas obras primas. Na abertura de cada dia do evento será exibido Night Fishing, um curta-metragem de Moon Byoung-Gon, produzido pela Hyundai, na Coreia do Sul, vencedor do 28º Fantasia International Film Festival, em Montreal, no Canadá, na categoria Melhor Edição. É classificado como um ‘thriller humanista’, captado a partir da perspectiva de um carro equipado com câmeras especiais, criando uma fusão entre tecnologias automotivas e expressão artística.
O evento tem patrocínio das empresas CJ do Brasil, Hyundai Motor Brasil, Glovis Brasil Logística e Atomy do Brasil; apoio cultural de ISPAC (Instituto São Paulo de Arte e Cultura), ACIPI – Piracicaba e SIMESPI – Piracicaba; apoio institucional da Secretaria Municipal da Ação Cultural, MISP – Museu da Imagem e do Som e Prefeitura Municipal de Piracicaba; e realização de Alexa Filmes, Trein Produções, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura.
Confira aqui a programação completa.