Parte de uma série de eventos globais do mercado solar, a Intersolar Summit Brasil Nordeste se estabeleceu no calendário anual do setor no país, tornando Fortaleza um destino certeiro para especialistas, integradores, distribuidores e fabricantes líderes do segmento que atuam na Região.
Caminhando para o 4º ano de realização, o congresso e feira, organizado pela Aranda Eventos – em colaboração com a alemã Solar Promotion International GmbH – mais uma vez ocorre no espaço de 5.000 m² do Salão Taíba e Mandaú, do Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará.
A edição de 2024, marcada para os dias 10 e 11 de abril, se prepara para receber mais de 3.000 visitantes, 25 palestrantes, 500 congressistas e 100 expositores, players do mercado fotovoltaico, como a catarinense Renovigi Energia Solar, que conta com um centro de distribuição em Pernambuco para melhor atender a Região Nordeste, a qual tem grande representatividade para a empresa, devido a capilaridade e influência da companhia.
Assim como a empresa catarinense, muitos players do setor de energia solar de todo o Brasil têm apreço pela Região Nordeste e percebem seu desempenho significativo na geração de energias renováveis. O Ceará, por sua vez, tem grande parcela nessa ascensão e conta com o incentivo do Governo do Estado para o seu desenvolvimento – como destaca o 17º relatório de ações do Governo do Ceará (2022), elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
Em um comparativo nacional, o Estado do Ceará é o 4º em geração centralizada e se posiciona em 11º em geração distribuída de energia solar, sendo a capital Fortaleza a 7º do ranking municipal – como expõe o 65º Infográfico Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR).
Diante do potencial crescimento em geração solar da Região, não é de se surpreender que a capital Fortaleza seja, anualmente, um ponto de encontro entre profissionais e especialistas do mercado fotovoltaico ao sediar um dos eventos mais significativos do setor de energia solar, a Intersolar Summit Brasil Nordeste.