Dino

Osten Group tem meta de se tornar 100% neutra na emissão de carbono até 2030

São Paulo 3/12/2021 – Osten Fleet, empresa de assinatura de carros premium do grupo para pessoas física e jurídica e terceirização de frotas, já realizou a neutralização de carbono e

Iniciativas de conscientização começam a ser implementadas e fazem parte da estratégia do Grupo para se tornar sustentável no mercado automotivo

O compromisso com a sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da Osten Group, um dos principais grupos automotivos do segmento premium no país. O grupo tem como meta se tornar 100% neutro em relação à emissão de carbono até 2030 e, para isso, iniciou um programa chamado Osten Consciente, que consiste no desenvolvimento de ações específicas para a compensação de carbono em todo seu ecossistema.

“Contratamos uma consultoria especializada em ESG para o mercado automotivo e já começamos a implementar as ações programadas para os próximos 12 meses. O projeto será dividido em fases para atingirmos nossa meta de nos tornarmos 100% neutra na emissão de carbono nesta década”, afirma Jorge Yamaniski Neto, diretor da Osten Group.

Nessa primeira fase do projeto, foi realizada a etapa de planejamento e entendimento de que ações dentro do modelo de negócios teriam maior impacto ambiental. “Na análise, por exemplo, selecionamos os guinchos (plataforma de transporte) que são movidos a diesel, o que gera um impacto significativo no meio ambiente. Por isso, iniciamos a compensação de carbono nesse sistema modal da nossa frota, através da distância percorrida pelos guinchos diariamente”, acrescenta o executivo.

Este também foi o primeiro ano que a Osten Group fez a aquisição de créditos no mercado voluntário para fazer compensação de carbono no transporte modal e veículos pesados de uso interno da rede de concessionárias. O grupo compensou também todos os veículos locados na Osten Fleet, empresa de assinatura premium, que representou um total de 47 veículos, entre janeiro e julho de 2021. “Estamos com um trabalho contínuo para as ações de sustentabilidade. A ideia é sempre buscar oportunidade para estar mais alinhado às diretrizes”, explica Neto.

Mais ações focadas em sustentabilidade

Além de compensação de carbono, a Osten Group vem investindo em outras ações para se tornar sustentável. Até dezembro de 2021, estará instalado no Complexo de São José dos Campos, o Sistema de Energia Fotovoltaica (Solar), que garantirá a geração de mensal de 16.175 Kwh. Em breve, esse projeto será ampliado para outras operações.

Outra inovação é a implementação do Sistema de Tratamento de Água de Chuva para Reuso. Atualmente, as unidades Jeep em São Paulo e o Complexo de marcas Premium em São José dos Campos (Jaguar, Land Rover, BMW, BMW Motorrad e Triumph), passaram a contar com o sistema de Captação, Armazenagem e Tratamento de Água de Chuva, desta forma, o reuso de água é aplicado no setor de lavagem de veículos e sanitários.

Um grupo unido pela sustentabilidade – Somando esforços a essas ações, outras iniciativas também estão sendo implementadas na Osten Fleet, empresa do grupo com foco em assinatura de carros premium para pessoas física e jurídica e terceirização de frotas, a fim de adequar a organização às políticas e crenças internas e também às exigências de clientes e parceiros de negócio mais conscientes. Uma delas tem a ver com o ingresso da empresa no processo para a conquista do Certificado de Empresa B, por meio do qual a companhia poderá se classificar como uma operação que genuinamente se preocupa em crescer sem perder de vista temas sociais e ambientais.

Além disso, buscando fomentar a conscientização ambiental para além da companhia, o Projeto de Compensação de Carbono convida os clientes a contribuírem com o Complexo Energético Fundão Santa Clara. O cálculo do valor sugerido tem como base dois dados: a quilometragem percorrida pelo usuário do serviço durante o período de locação do veículo; e a previsão de gases poluentes emitidos no ar durante o trajeto, podendo ser mensurado por meio de telemetria ou pela média contratada no período de locação. As cotas sugeridas são múltiplas de R$ 15 a cada 1 mil km.

“Hoje, o nosso foco está nessa ação e na conquista do Certificado de Empresa B. Vale destacar também que, internamente, reduzimos 90% das impressões em papel ao terceirizar a gestão de multas para um parceiro que faz o processo de forma digital. Acreditamos que, mesmo enquanto não temos uma forma de neutralizar alguns danos que podemos causar ao planeta, é muito importante buscar, pelo menos, alternativas de compensação”, ressalta Liandra Boschiero, gerente da Osten Fleet.

Num futuro próximo, a ideia é que essas e novas iniciativas que se enquadram no conceito ESG estejam em pleno andamento em todas as empresas do grupo, que somam 13 no total e empregam mais de 300 funcionários. “Nosso objetivo é que o processo seja realizado em etapas estruturadas e consistentes, através de passos seguros, buscaremos a evolução contínua, sempre contando com o engajamento de nossos colaboradores através da conscientização. Vamos nos adequar utilizando como referência as melhores práticas do conceito ESG, dessa forma, teremos mais um diferencial competitivo no mercado”, explica Flávio Oliveira, Gerente Geral de Pós-venda da Osten Group.

Website: https://www.ostengroup.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *