Circo para crianças: Espetáculo da Cia. La Mínima aborda questões sociais no Sesc Avenida Paulista
Em “À lá Carte”, grupo fundado por Domingos Montagner e Fernando Sampaio alinha a figura do palhaço a temas como a fome e a periferia
No primeiro final de semana de fevereiro o Sesc Avenida Paulista recebe o espetáculo “À Lá Carte” da Cia. La Mínima, em apenas duas apresentações. Nos dias 1 e 2, sábado e domingo, o grupo encerra uma série de apresentações que trouxe montagens que cobrem os mais de vinte anos da Cia.. Com sessões às 11h, em ambos os dias, “Á Lá Carte” traz temas sociais e críticas ao cotidiano, ao mesmo tempo que faz uma homenagem à arte do palhaço. O espetáculo ganhou o prêmio APCA de Melhor Espetáculo com Utilização de Técnicas Circenses e circulou por festivais na Espanha, França, Chile e Peru. Os ingressos podem ser adquiridos em todas bilheterias da rede Sesc e custam de R$6 a R$20, crianças até 12 anos não pagam.
SINOPSE
Na periferia de um subúrbio perdido no espaço e no tempo, duas pessoas convivem onde o conforto passa longe e a segurança desconhece o endereço. Por vezes percebe-se a existência de vida fora daquele ambiente devido a algumas interferências sonoras. Um deles mostra-se muito tenso, um feixe de nervos obrigado ao constante exercício do controle para não estourar, o que o torna o mais caprichoso dos dois. O outro, dono de uma lógica peculiar, de tão conformado beira a estupidez. Mas algo os une como a verdadeiros irmãos: a fome, quer seja ela de alimento, ou mesmo de dignidade, de poder. Neste terreno impreciso, onde da mesma fonte brota alimento e a arma letal, a fantasia se mostra tão fundamental quanto o trigo na composição de um prato que possa saciar a fome, tanto das formigas quanto das cigarras. Até que seja novamente despertada.
HISTÓRICO
Sem a utilização de um texto como base narrativa, mas através de um roteiro baseado em magias, técnicas circenses e números musicais, o Grupo LaMínima utiliza a arte do palhaço em prosaicos números de forte gestualidade.
Primeiro espetáculo de sala do Grupo, é uma homenagem à clássica arte do palhaço. Num cotidiano de dois indivíduos num mesmo espaço, realidade e fantasia se misturam, fazendo menção direta a vida dos artistas de circo.
O espetáculo foi dirigido pelo italiano Leris Colombaioni, descendente de tradicional família circense européia. Esta experiência foi determinante na consolidação do trabalho da dupla.
SOBRE A COMPANHIA
Domingos Montagner e Fernando Sampaio conheceram-se no Circo Escola Picadeiro em São Paulo, onde iniciaram a dupla de palhaços. Ali criaram e levaram às ruas, reprises, entradas e outros números circenses, desenvolvidos sob a orientação do Mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino. Em 1997, criam o Grupo La Mínima, que estreou com o espetáculo “LaMínima Cia. de Ballet”, baseada no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. Desde então, o circo e a arte do palhaço de picadeiro conduzem o trabalho da dupla, em espetáculos como “À La Carte” (2001), espetáculo sem fala, supervisionado por Leris Colombaioni e roteiro de Paulo Rogério Lopes, “Piratas do Tietê, O Filme” (2003), adaptada exclusivamente para teatro por Laerte. “A Noite dos Palhaços Mudos” (2008), inspirada em HQ de Laerte, dirigido por Alvaro Assad, “O Médico e Os Monstros”(2008) adaptação de Mário Viana e direção de Fernando Neves, “RÁDIO VARIÉTÉ” (2010), espetáculo de rua sob a supervisão de Antonio Nobrega e Rosane Almeida; “MISTERO BUFFO” (2012), De Dario Fo, direção de Neyde Veneziano, e o recente “Pagliacci (2018), dirigido por Chico Pelúcio e escrito por Luis Alberto de Abreu. Domingos e Fernando são também os fundadores do Circo Zanni, coletivo de artistas que buscam revitalizar a importância da arte circense e dos circos de pequeno e médio porte, na vida cultural das cidades.
No ano de 2016 a dupla de palhaços Agenor e Padoca não existiria mais. Aos 54 anos, Domingos Montagner saiu de cena, deixando um grandioso legado e um exemplo de generosidade como artista e ser humano.
SERVIÇO
À LA CARTE
Com La Mínima
Quando: dias 1 e 2 de fevereiro de 2019
Horário: às 11h, sábado e domingo
Onde: Arte II (13º andar)
Fonte: Comunicação Sesc Avenida Paulista/Fotos Carlos Gueller