Economia Economia Geral Geral Saúde Tecnologia

Tecnologia na Saúde

Hospital Moinhos de Vento usa tecnologia em cirurgia de pacientes com bexiga hiperativa

O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), tem um dos parques robóticos mais variados da América Latina e usa tecnologia para fazer procedimentos mais rápidos e seguros. Nos primeiros dias de 2025, a instituição fez, pela primeira vez no mundo, uma cirurgia de neuromodulação sacral com o sistema robótico Loop-X, segundo a fabricante Brainlab.

Tratamento recomendado para pacientes com bexiga hiperativa e incontinência urinária de urgência que não respondem a outras terapias, a neuromodulação sacral envolve a implantação de um eletrodo no nervo sacral, que controla a bexiga e o esfíncter uretral. Após uma semana, o paciente é avaliado para ver a resposta ao tratamento. Se a resposta for positiva, um gerador é implantado, proporcionando estimulação crônica do nervo sacral e melhorando a qualidade de vida a longo prazo.


“O Loop-X é uma espécie de robô de aquisição de imagens em 2D e 3D que permite a visualização com detalhes dos nervos sacrais, bem como a fusão de imagens de ressonância magnética de alta definição com o sistema de aquisição de imagens no transoperatório”, explica o urologista Marcio Averbeck, responsável pela condução da cirurgia e coordenador de Neurourologia (Núcleo de Disfunções Miccionais) do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento. A tecnologia permite a realização do procedimento em um menor intervalo de tempo e com mais segurança.

Suíte robótica Brainlab

O Loop-X é um dos aparelhos que integra a suíte robótica Brainlab, dedicada a procedimentos de alta complexidade e precisão e combina diferentes tecnologias de cirurgia guiada por imagens, aquisição intraoperatória de imagens 3D, robótica cirúrgica e integração digital. Os equipamentos contam com elevado grau de automatização para a obtenção da maior segurança possível no procedimento e o melhor desfecho clínico para o paciente. Segundo o chefe do Serviço de Urologia, Eduardo Carvalhal, a incorporação desta tecnologia traduz o pioneirismo do Moinhos e da Urologia em inovação na área cirúrgica. “Esse equipamento aumenta a precisão e o controle do procedimento, possibilitando que as cirurgias sejam mais eficientes e seguras”, afirma Carvalhal.

O espaço é o primeiro do tipo na América Latina – e o Hospital Moinhos de Vento foi a quinta instituição no mundo a contar com uma sala desse porte. O Loop-X integra a Suíte Robótica que a instituição adquiriu recentemente junto à empresa alemã Brainlab, em um investimento de R$ 4,9 milhões.
 Sobre o Hospital Moinhos de Vento

Com o propósito de Cuidar das Pessoas, integrando assistência, pesquisa e educação, o Hospital Moinhos de Vento, fundado em 1927, foi o segundo hospital do país acreditado pela Joint Commission International (JCI), sendo reacreditado pela oitava vez consecutiva em 2023. Possui um dos parques robóticos multiplataforma mais diversificados da América Latina. É referência nacional em práticas sustentáveis no setor hospitalar, sendo a primeira instituição do Brasil a construir, em seu complexo, uma Central de Transformação de Resíduos. É um dos seis de referência do Brasil segundo o Ministério da Saúde e o único fora do eixo-SP a integrar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Melhor hospital da Região Sul e um dos cinco melhores do País, de acordo com a revista Newsweek, melhor empresa do País no segmento Saúde no Anuário Época Negócios e quarto melhor da América Latina no Top Ranking Latam e a revista América Economia.

Home11 de setembro de 2019ETCRedacao
#101511 (untitled)4 de dezembro de 2025DINO

Deixe um comentário