Ainda que investidores e sociedade estejam exigindo, cada vez mais, a divulgação do Relatório de Sustentabilidade por parte das companhias, apenas 48% das empresas de capital aberto tornam públicas suas metas e ações na agenda ESG, segundo pesquisa da auditoria Grant Thornton.
Há 15 anos, a Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, divulga o Relatório de Sustentabilidade, com o desempenho ambiental, social e de governança. No relatório de 2023, a Whirlpool avançou na meta de se tornar Net Zero até 2030, registrando redução de 25% nas emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1 (fábricas) e 2 (processos) nos últimos dois anos, e de 7% no escopo 3 (produtos durante o uso) no último ano. As informações referentes ao ano de 2023 já estão disponíveis no site da multinacional.
“Temos um forte compromisso com as iniciativas ESG há mais de seis décadas e sabemos da importância de atuar com transparência. Uma parte desse trabalho é a divulgação do nosso relatório de sustentabilidade, um momento que podemos contar sobre todo o trabalho que é desenvolvido globalmente na Companhia, engajando os nossos colaboradores, fortalecendo as relações com as comunidades, investidores, parceiros de negócio e consumidores”, afirma Bernardo Gallina, vice-presidente de Jurídico, Compliance e Assuntos Corporativos da Whirlpool para América Latina.
Entre os reconhecimentos conquistados estão: America’s Most JUST Companies (CNBC and JUST Capital), America’s Greatest Workplaces for Diversity (Newsweek), Best Companies to Work (U.S News & World Report), Empresas Mais Inovadoras (Estadão Empresas Mais) e Top Of Mind (Folha de São Paulo).
AMBIENTAL
De forma global, a Whirlpool atingiu em todas as suas Unidades pelo mundo a marca de Zero Resíduos para Aterro, de acordo com a norma global UL ECVP (Environmental Claim Validation Procedure) 2799, que representa o atingimento de 95 a 100% de não envio para aterro ou incineração. As plantas do Brasil, localizadas em Rio Claro (SP), Manaus (AM) e Joinville (SC) foram as primeiras a alcançar essa meta, em 2015. “Contribuindo para que possamos atingir outra meta, de sermos Net Zero até 2030, nossas Unidades pelo mundo têm implementado, cada vez mais, o uso de energias renováveis. Como exemplo, no Brasil, desde 2022 as unidades têm feito a conversão para o uso de energia renovável e certificada atingindo o marco de 100% no primeiro trimestre de 2024 e, no ano passado, tivemos a instalação de uma fazenda solar em Joinville, com autogeração de energia de mais de 56.000 kWh/ano, abastecendo locais como berçário e o centro de treinamento da Unidade”, explica Gallina.
Além do cuidado com o planeta, faz parte do DNA da Whirlpool inovar com propósito, melhorando a vida de seus consumidores em casa. A Companhia lançou a SlimTech™, tecnologia de isolamento térmico à vácuo para refrigeradores, que utiliza como revestimento um material proprietário e semelhante ao pó. Com a SlimTech™, os refrigeradores terão a espessura da parede reduzida em até 66%, o que permitirá até 25% mais capacidade dentro do eletrodoméstico sem ocupar mais espaço na cozinha e uma redução de consumo de energia de até 50% nos futuros refrigeradores. A tecnologia será lançada em produto da marca norte-americana JennAir® e ainda não há previsão de quando será implementada no Brasil.
Outros destaques do Brasil está o lançamento do Sistema Individual de Logística Reversa, para descarte de eletroeletrônicos de forma gratuita e ambientalmente adequada. Com abrangência nacional, os consumidores podem agendar a coleta de produtos de grande porte ou levar produtos de pequeno porte até o ponto de coleta mais próximo.
Somando ao objetivo de estender a vida útil dos produtos e contribuir com a economia circular, a Whirlpool opera 13 centros de reoperação de produtos em todo o mundo, nos quais eletrodomésticos danificados ou descartados antes do fim da vida útil são inspecionados, consertados e recolocados no mercado.
SOCIAL
Já na agenda Social, o Instituto Consulado da Mulher, ação social da Companhia que apoia o empreendedorismo feminino, realizou mentorias gratuitas em 180 cidades brasileiras, beneficiando mais de mil pessoas diretamente e mais de 2.400 indiretamente. Desde a sua criação, há mais de 22 anos, já beneficiou quase 40 mil pessoas em todo o País.
De forma global, a Whirlpool doou US$ 144 milhões e mais de um milhão de produtos para um milhão de pessoas atendidas pelo Habitat for Humanity, organização não governamental e sem fins lucrativos que promove a construção ou melhoria de moradias populares para famílias de baixa renda. Além disso, auxiliou na construção de mais de 140 residências energeticamente eficientes em diferentes países.
GOVERNANÇA
Em Governança, a cadeia de fornecedores segue padrões de fornecimento que promovem os direitos humanos e a produção responsável. Nesse sentido, o Código de Conduta foi revisado para garantir que todos estejam alinhados com os valores da Whirlpool e, em 2023, foram mais de 250 auditorias realizadas e três mil due diligence concluídas.