Sistema B Brasil alerta sobre urgência de negócios de impacto no setor financeiro
Fama Investimentos, Rise Ventures e Indicator Capital são exemplos de gestoras certificadas que aderiram à campanha para influenciar outras assets a serem Empresa B
O Sistema B faz uma década de atuação no Brasil, neste ano. Para celebrar este marco, foi criada a campanha “Não há tempo para Plano B, mas há tempo para ser B”. A ação faz um alerta sobre a urgência das causas sociais e ambientais exigida hoje, ressaltando o trabalho proposto pela organização, que já certificou 309 empresas de 24 ramos do mercado no país, mas também atua além das certificações.
Nos mercados financeiro e de capitais, a Fama Investimentos é uma das empresas com certificação B Corp no Brasil. Somado a este setor, 19 corporações certificadas carregam o selo B, como Indicator Capital e Rise Ventures.
Bons Exemplos – Fundada há três décadas, a Fama Investimentos é uma gestora de recursos focada em ações de companhias brasileiras listadas. Suas aplicações seguem critérios exclusivamente fundamentalistas e seleção criteriosa de empresas, considerando a potencialidade em gerar valor no longo prazo por meio de seus diferenciais competitivos, excelência em gestão e ética.
Há também a Indicator Capital, empresa brasileira de capital de risco em operação no Vale do Silício, além de São Paulo. A parceria entre Derek e Thomas Lundgren Bittar, e Fábio Iunis de Paula potencializa o sonho do empreendedor em retorno financeiro ao investidor, adaptando as melhores práticas americanas a startups brasileiras. Com mais de R$270 milhões em ativos sob gestão, já ostenta a posição de maior empresa de venture capital latino-americana especializada em Internet das Coisas – IoT.
Outra inspiração é a Rise Ventures que investe em negócios de economia real com retornos financeiros atrativos e impactos socioambientais positivos baseados nos pilares social, nature e well-being. As aplicações são realizadas em empresas early-growth, com faturamento de R$ 10 a R$ 100 milhões por ano, atuantes em nichos relevantes de setores de consumo essencial e/ou recorrente com elevado potencial de crescimento como energia solar, alimentação plant-based e tratamento de efluentes industriais.
Outras empresas B deste segmento são: Apex Capital, Bom Consórcio, Celcoin, Gef Capital Partners, Geo Capital, Grupo Gaia, IG 4 Capital, IN3 New B Capital, Move Investimentos, Oria Capital, Positive Ventures, Pragma, Provi, Social Bank, Vox Capital e WV Advogados.
Campanha em Movimento – A ideia de “movimento” expressa o que o Sistema B desenvolve há uma década no Brasil, além das certificações. A organização trabalha na promoção de soluções de apoio aos negócios na jornada por impacto social e ambiental. O diretor executivo do Sistema B Brasil, Rodrigo Santini, destaca que o movimento já alimenta um ecossistema de negócios de impacto: “Construímos uma rede de impacto, composta por negócios que não se contentam em fazer somente a sua parte, mas entendem a urgência e querem influenciar outros negócios a mudarem”.
Para ele, a visão do Movimento é construir um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo às pessoas e ao planeta. O olhar para o futuro orienta as ações da organização no presente, e a campanha em comemoração dos 10 anos busca provocar essa transformação. “O futuro exige mudanças, e elas não podem ficar para depois” é outro texto trabalhado na estratégia de marketing.
A campanha também aponta caminhos para pôr as mudanças necessárias em prática, considerando as etapas desta jornada: capacitação profissional, consultorias para adoção de métricas de impacto, certificação, conexão entre negócios, advocacy e outros benefícios de fazer parte da rede. Para isso, o Sistema B está disponibilizando um kit de marketing digital, com a identidade visual da campanha para as empresas e seus profissionais customizarem as peças e postá-las em suas redes sociais.
“Quem trabalha em uma Empresa B pode sentir orgulho por contribuir com uma sociedade mais justa, logo, é a oportunidade para torná-los embaixadores do Movimento B”, propõe a diretora de Comunicação e Relacionamento do Sistema B Brasil, Cinthia Gherardi.
As peças publicitárias podem ser customizadas pelas empresas do Movimento B, colaboradores, consultores, investidores, membros do Conselho e outros públicos ligados aos negócios de impacto, reforçando a potência de atuação em rede e o orgulho dessa parceria. Segundo ela, a comunicação adota uma linguagem simples e didática, voltada tanto a quem já faz parte desse ecossistema, quanto a quem ainda desconhece o Sistema B. As postagens são monitoradas pela hashtag #SBB10anos.
A rede de negócios formada pelo Sistema B Brasil possui mais de 300 Empresas B nas cinco regiões brasileiras. Dentre elas, estão grandes indústrias do setor de alimentos, beleza e moda, como Danone, Natura, Grupo Arezzo&Co e Hering, e também de serviços como a Movida. A maior representatividade da rede se dá por negócios de pequeno e médio porte atuantes em setores diversos e, em especial, na prestação de serviços e de consultorias que visam a transformação da economia.
“Tornar-se uma Empresa B envolve uma jornada de conscientização, adoção de padrões de impacto, integração à uma rede de empresas com a mentalidade de promoção do ESG, engajamento em causas coletivas e adesão a um processo de melhoria contínua”, conclui Rodrigo Santini.