A Evino, e-commerce de vinhos da América Latina, está ampliando sua atuação para o ambiente físico. Desde dezembro de 2022, a empresa começou a abrir novas lojas em São Paulo, inaugurando sua quarta unidade no bairro de Moema. Além da seleção de vinhos, a loja abriga um “wine bar”, com serviços de pizzas e massas.
A nova loja em Moema oferece um portfólio com mais de 200 rótulos da marca, além de destilados e acessórios. Itens de empório, como massas, molhos e antepastos, também fazem parte das opções disponíveis.
Segundo a consultoria Wine Intelligence, em 2021, o Brasil conquistou a 14ª posição no índice global que avalia a atratividade dos mercados de vinhos. A pesquisa indicou que, nos últimos 12 anos, a quantidade de indivíduos que consomem vinho regularmente duplicou, saltando de 22 milhões em 2010 para 44 milhões em 2022. Além disso, entre os anos de 2016 e 2021, foram consumidos no país mais de 20,2 milhões de litros da bebida. Já as projeções da Euromonitor International, provedor de análises de mercado, apontam que essa quantidade deverá dobrar até o ano de 2026.
De acordo com o diretor de retail do Víssimo Group, Diego Bonassa, com diferentes modelos de negócio disponíveis, a Evino movimenta seu projeto de expansão, que prevê quatro aberturas ainda este ano e objetiva migrar para outras regiões do Brasil. “Separados por categorias do PP ao G, as franquias Evino atendem desde espaços menores, como no modelo PP”, diz o executivo, explicando que este modelo é uma oportunidade para lojas de até 20m², “que podem complementar um negócio já existente, ou seja, dentro de outros estabelecimentos”.
Já nos modelos P ao G, segundo Bonassa, as lojas podem estar localizadas na rua, shoppings e centros comerciais e nesses moldes, é possível trabalhar, também, com o portfólio de acessórios e itens gourmet da marca. “São propostas para cidades maiores, com grande potencial de faturamento e trazem uma variedade de mais de 150 rótulos com a curadoria do portfólio de grandes produtores da Evino”, esclarece.
A empresa, fundada em 2013, acumulou cerca de 1 milhão de clientes ao longo do tempo. Controlada pelo Víssimo Group, destacou-se como importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil. Além das operações online, a Evino expandiu para lojas físicas próprias e adotou o modelo de franquias desde 2022, visando oferecer experiências mais abrangentes e sensoriais aos consumidores.