A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgou no último dia 30 dados do Panorama da Pequena Indústria (PPI), que revelou queda nos quatro indicadores mensurados na pesquisa referente ao último trimestre de 2022: confiança, perspectiva, situação financeira e desempenho. Apesar da retração constatada nas micro e pequenas indústrias analisadas, os números se mantiveram acima da média histórica.
O índice Desempenho obteve 3,1 pontos a menos que o trimestre anterior, fechando o quarto trimestre com 44,3 pontos. A média histórica para este período é de 43,8 pontos.
Após um trimestre positivo para a indústria de pequeno porte, a queda registrada no fim do ano pode ter sido uma questão sazonal, conforme apontou a especialista em Políticas e Indústria da CNI, Paula Verlangeiro.
A pesquisa também mostrou que houve uma alteração nos principais problemas apontados pelas indústrias, estando na liderança do ranking a dificuldade na obtenção de crédito e insatisfação com a taxa de juros e carga tributária. Nos últimos dois anos, os maiores desafios se davam pela falta ou custo da matéria-prima. Outros motivos de insatisfação revelados pelo estudo foram dificuldades na logística e transporte; demanda interna insuficiente; grande burocracia e competição no mercado.
Quanto ao índice Situação Financeira, apesar de ter apresentado uma redução de 0,7 ponto no último trimestre, obteve um aumento de 1 ponto quando comparado ao mesmo período de 2021. Para os pequenos negócios das indústrias de transformação, construção e extrativista, a insatisfação para obtenção com linhas de crédito, relevantes para o desenvolvimento dos setores, é maior que nos períodos anteriores.
Outro indicador avaliado no levantamento que apresentou mudança é o de Confiança, que sofreu redução para 48,8 pontos no último trimestre de 2022. Desde julho de 2020, esse índice não indicava falta de confiança por parte das micro e pequenas empresas do segmento industrial.
Para o diretor de uma empresa de tecnologia de gestão ERP para pequenas e médias indústrias, Thiago Leão, a confiança do empresário e acesso ao crédito podem influenciar na tomada de decisões sobre a expansão dos negócios, como contratações e investimentos no geral. “Em períodos de maior desafio é importante buscar soluções e melhorias que podem ser implementadas para aumentar a eficiência da fábrica, ajudando na competitividade e lucro, através de parceiros com soluções que apoiem os pequenos negócios”, destacou o especialista.