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Varejo registra alto crescimento de lojas no formato de proximidade

São Paulo 1/2/2022 – Os novos hábitos, somados à segurança sanitária, potencializaram o crescimento deste modelo, que traz muito mais conveniência e praticidade ao consumidor

A busca por soluções integradas de varejo fez com que os centros de conveniência, chamados strip malls, ganhassem espaço entre grandes e pequenas marcas.

Nos últimos anos, diversas redes dos segmentos de conveniência e serviços têm focado no comércio de vizinhança, também denominado comércio de localidade. Ao mesmo tempo, houve um “boom” na expansão de supermercados, lojas de materiais de construção, pet shops, drogarias, clínicas estéticas, restaurantes fast food, entre outros segmentos.

Seguindo esse movimento, muitas destas lojas passaram a integrar os centros comerciais de rua organizados, denominados strip malls, que permitem mais agilidade de compra em um ambiente seguro e agradável, com estacionamento gratuito.

A Geofusion, empresa especializada em estudos geomercadológicos, realizou um estudo destacando um salto de 40% em 2021, comparado a 2020, na abertura de lojas no formato de proximidade.

“Os novos hábitos, somados à segurança sanitária, potencializaram o crescimento deste modelo, que traz muito mais conveniência e praticidade ao consumidor”, explica Marcos Saad, sócio-fundador da MEC Malls, com experiência de 30 anos no desenvolvimento e gestão de strip malls.

A adesão crescente a esse modelo de negócio traduz a preocupação das redes de varejo, que buscam estar cada vez mais próximas do consumidor, mantendo um contato mais intenso e personalizado.

“Desta forma, é possível resolver os problemas e demandas com maior agilidade, reduzindo o tempo de entrega. Tudo converge na maior comodidade e satisfação dos clientes”, completa Saad, que também preside a Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls).

O showrooming, termo que define a ação do cliente pesquisar na loja e comprar pela internet, também tem motivado a migração de muitas redes para os strip malls.

Uma pesquisa da Forrester Consulting indica que boa parte das marcas deve investir nesse movimento, que tem as seguintes características:

· Capacidade de fazer check-out online e devolver itens na loja – algo importante na hora de decidir comprar online;

· Bancos de dados omnichannel – cada vez mais importantes para as lojas;

· Boa parte do mercado de e-commerce estará nas mãos de players de nicho (ou digitalmente ativos) nos próximos anos;

· O crescimento dessas plataformas verticais deve ser em categorias que ainda têm baixa penetração nas vendas online, como vestuário ou pet care.

Os strip malls respeitam a estratégia das redes, complementando a necessidade de apostar na omnicanalidade, por meio do atendimento de todos os públicos e níveis de renda.

Segundo especialistas, esse modelo de lojas menores, próximas aos bairros residenciais, gera níveis de custo de operação e logística menores, elevando a qualidade do serviço prestado aos consumidores.

Website: https://www.mecmalls.com

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