São Paulo 30/3/2021 –
Em parceria com Fábrica de Startups, projeto da rede varejista de hortifrutigranjeiros presente no Sudeste estimula criação de produtos para soluções de varejo
A Hortifruti Natural da Terra, rede varejista de hortifrutigranjeiros com presença nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, lançou, em parceria com a Fábrica de Startups, fábrica de inovação brasileira, que trabalha com grandes corporações e startups, o programa Quintal de Inovação. O projeto tem objetivo de acelerar ideias inovadoras, para transformá-las em produtos. A partir do tema da multicanalidade, os empreendedores foram convidados a desenvolver, desde o princípio, soluções para questões relevantes do varejo, como, por exemplo, evolução da plataforma de e-commerce, experiência de loja física para o ambiente online, venda cruzada, novas formas de delivery, entre outras.
De 400 inscritos no programa, 50 foram selecionados para a jornada de ideação, que aconteceu entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. Destes, quatro foram classificados para a próxima fase, de aceleração, que começa em março e terá a duração de 20 semanas. Nesta etapa, o que foi apresentado inicialmente como uma ideia, entra em prática, quando o quarteto deve entregar a solução projetada para a empresa. A partir da prova de conceito, o projeto poderá ser selecionado para investimento e/ou comprado pela companhia.
“O processo de apoiar empreendedores para desenvolverem soluções disruptivas para nossas dores do negócio tem sido também muito transformador para a empresa, que pretende se apresentar, cada vez mais, como uma marca inovadora e que apoia startups”, diz Fernando Visser, gerente de novos negócios e inovação de Hortifruti Natural da Terra.
Toda a etapa de idealização foi feita no espaço da Fábrica de Startups, no Rio de Janeiro, que segue acompanhando a Hortifruti Natural da Terra nas demais jornadas. A Fabstart traz em sua essência o DNA de mudar a relação entre grandes empresas e startups, impulsionando o ecossistema do empreendedorismo brasileiro para um novo patamar. “Enxergamos os parceiros como verdadeiros pontos de experiências, pois nossos conteúdos são multicanais e possibilitam os empreendedores a evoluírem em seus negócios. Somos uma marca motivacional, que deixa as pessoas ansiosas para quererem realizar, fazer e inovar mais. Acreditamos muito neste projeto, pois com nossa metodologia inovadora, queremos oferecer maior eficiência logística e de custo e mudar completamente a experiência de compra de alimentos”, conta Hector Gusmão, CEO da Fábrica de Startups.
O programa Quintal de Inovação engajou toda a companhia desde a fase de ideação. Tanto o CEO da Hortifruti Natural da Terra, Thiago Picolo, quanto os membros do board executivo e gerentes entraram como mentores do projeto e estão cada vez mais próximos dos participantes. Nesta etapa de aceleração, 12 startups maduras também foram convidadas a se unirem aos empreendedores para contribuição no processo.