São Paulo, SP 23/3/2021 – Dentro do escopo da função de um consultor de negócios, tem-se o objetivo de assegurar as melhores condutas em tratamentos para cada paciente
A consultoria proporciona benefícios que estimulam o crescimento e promovam resultados qualitativos para atrair mais pacientes para empresa
O setor da saúde tem conquistado um rápido crescimento no ramo empresarial, é o terceiro maior em número de startups (empresa emergente que tem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio), de acordo com o estudo da Distrito Dataminer, ligado à consultoria empresarial Distrito. Segundo o levantamento, no ano de 2020 os investimentos nesse tipo de startup cresceram cerca de 70%, comparados ao ano de 2019.
A consultoria de negócios dentro da área de saúde engloba questões importantes que vão desde a disponibilização de um melhor tratamento aos pacientes, até à manutenção da saúde financeira da instituição, informa Rodrigo Pulcino dos Santos, graduado em Administração de Empresas, com curso técnico de Contabilidade, e com experiência como consultor de negócios em saúde humana que teve atuação em grandes clientes, como: o Hospital Naval Marcílio Dias, da Marinha Brasileira e o Hospital Central do Exército Brasileiro.
“Dentro do escopo da função de um consultor de negócios, tem-se o objetivo de assegurar as melhores condutas em tratamentos para cada paciente, feitas por meio de informação embasada e qualificada por estudos clínicos robustos e com significância estatística relevante para a classe médica. Também dão contribuição para o networking e para os conhecimentos de especialistas em programas de educação médica continuada”, declara Rodrigo Pulcino, que está cursando MBA Executivo em Gestão com ênfase em Marketing e Mídias Digitais.
Conforme o administrador, com experiência desenvolvida nas áreas comercial e marketing em saúde humana, o consultor de negócio da área de saúde que ficar atualizado sobre o cliente em todos os aspectos, determina de forma mais objetiva as ameaças e oportunidades do mercado, com isso, possibilita maior sucesso e evita o fracasso. “O cenário é analisado de acordo com o que o profissional leva em consideração e a velocidade que adéqua os serviços de saúde pública ou privada”, lembra Pulcino.
“No atual momento que vivemos da pandemia da Covid-19, um vírus até então desconhecido pelo sistema imunológico do ser humano, é exigido uma ação acelerada na prevenção e no tratamento, ao mesmo tempo em que se procura controlar o surto da doença. Isso faz com que a informação embasada cientificamente pelo consultor se torne uma das armas mais importantes a serem usadas. Nesse aspecto, ele tem grande parcela para contribuir, seja com novas opções de tratamento ou informações de estudos clínicos em andamento, e até mesmo novas perspectivas fora daquele ambiente em que está inserido”, relata o profissional de consultoria de negócio.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, o surgimento de novos negócios no setor da saúde foi favorecido pela pandemia que apresentou inéditos problemas e desafios à sociedade. Os dados coletados pela entidade, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV, mostraram que enquanto a média de queda do faturamento das empresas, de outros setores, é de 39%, as perdas na saúde são consideradas as menores com índice de 23%.
A importância da consultoria de negócios na área de saúde, diz o administrador, fica evidente pelo potencial de contribuição que ela pode proporcionar. “O objetivo principal do consultor é buscar oferecer melhor qualidade de vida a cada paciente, de seus clientes, e disponibilizar informações sobre o melhor tratamento dos enfermos. Esses são os princípios primordiais para o sucesso de um bom tratamento, consequentemente sucesso do cliente”, conclui Rodrigo Pulcino dos Santos, com experiência em geração de indicadores de desempenho e execução estratégica dentro da área de saúde humana, voltada para atuação em grandes complexos hospitalares públicos e privados.