Dia Mundial do Rim: pacientes com problemas renais agora podem ser tratados em casa
Regular a pressão arterial, eliminar substâncias tóxicas do corpo, controlar a quantidade de sal e água são as principais funções dos rins. Quando esses órgãos não funcionam de forma adequada é preciso fazer diálise. A cada ano mais de 5, 5 mil novos pacientes são incluídos no programa de diálise crônica segundo o mais recente Censo Brasileiro de Diálise realizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. No Dia Mundial do Rim, celebrado em 11 de março, a Pronep Life Care, empresa do grupo Sodexo e pioneira no segmento de atenção domiciliar (home care) apresenta uma nova modalidade voltada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica, que necessitam de terapias dialíticas.
A PronepNEFRO chega em um momento que o país, ainda no aguardo da aplicação em massa da vacina contra a Covid-19, sofre com hospitais públicos e privados lotados de pacientes em tratamento da doença. “Além de poupar o paciente da exposição aos riscos durante o traslado para clínicas e hospitais, o serviço contempla vigilância clínica, por meio da coleta de exames e acompanhamento dos resultados no domicílio, e ainda monitoramento telefônico e telemedicina de suporte”, explica Dra. Rosana Pais, diretora médica da Pronep Life Care.
Terapias dialíticas
Existem dois tipos de terapias dialíticas: a hemodiálise e a diálise peritoneal automatizada. A primeira é a mais comum, sendo realizada por 93% dos pacientes segundo dados do Ministério da Saúde. Na hemodiálise, uma máquina que funciona como um rim artificial filtra o sangue, eliminando as toxinas e devolvendo o sangue limpo.
Na diálise peritoneal, o sangue é filtrado e os fluídos excedentes são retirados por um filtro natural do corpo, a membrana peritoneal. Esse tecido reveste a cavidade abdominal, onde estão o estômago, o baço, o fígado e os intestinos. Nesse tipo de terapia, introduz-se um cateter no abdômen do paciente.
O PronepNEFRO contempla as duas terapias dialíticas. Todo o tratamento oferecido está atrelado ao atendimento em domicílio. O enfermeiro responsável pelo paciente é sempre o mesmo e tem, por trás dele, toda uma equipe especializada para fornecer assistência, insumos e medicamentos necessários para o tratamento. O programa oferece soluções que priorizam a segurança, conforto e a autonomia dos pacientes dependentes de terapia dialíticas. Em domicílio, o serviço promove a assistência coordenada às necessidades do paciente nefropata, colocando-o no centro dos cuidados.
Esse novo pacote de serviços da Pronep está disponível para operadoras de planos de saúde, seguradoras, autogestões, cooperativas médicas e pacientes particulares.