Comportamento Economia Geral Ondas do Bem Tecnologia

Sair sem se perder

Você conhece a melhor rota do seu destino em São Paulo?

Quando você anda pela cidade de São Paulo na Avenida Paulista parece ser possível seguir para qualquer direção, certo? Nem sempre. As rotas para um destino podem ser simples ou até bem complicadas para quem usa os meios públicos de transporte. Este medo de pegar um ônibus errado ou a direção contrária do Metrô é maior entre as mulheres, porque os meios de transporte são associados aos perigos da violência.

Segundo dados de 2019 da PNAD contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), das 92 milhões de brasileiras adultas, 40 milhões trabalham, oito milhões estudam, 33 milhões foram a bares e 82 milhões fizeram compras em supermercados. Entretanto, mesmo com tantos deslocamentos, 46% das mulheres não se sentem confiantes para usar meios de transporte sem sofrer assédio.

Para tanto, cerca de 72% das entrevistas pela Instituto Locomotiva e Instituto Patrícia Galvão em 2019, o tempo para chegar ao trabalho também influência na decisão de aceitar ou não uma vaga de emprego.

Para Luisa Feyo Peixoto Guimarães, especialista em Mobilidade e Políticas Públicas da Quicko, startup de Mobilidade Urbana que oferece diversas soluções para a pessoa integrar, de forma fácil e simples, diferentes meios de transporte, como táxis, carros de aplicativo, bicicletas, ônibus, trens, Metrô etc., para garantir uma jornada mais rápida e conveniente, os dados e as informações de rotas mais eficientes são extremamente importantes para a segurança e a economia familiar das mulheres, uma vez que distâncias menores e eficientes as expõem ao perigo por menos tempo. O deslocamento mais longo e demorado para o trabalho também acaba comprometendo a jornada dupla de muitas mães.

As informações são extremamente importantes para que as mulheres tomem decisões que incorram em menos ricos. Para isso, além dos dados em tempo real das linhas, o Quicko App oferece uma série de ferramentas que auxiliam na criação de políticas públicas para a segurança no transporte, como o “Report de Usuário”.

Esta feramente permite aos usuários reportar uma série de questões, como lotação, atrasos e preservação de ônibus. Outra ferramenta é o de “Compartilhamento de Rotas”, que auxilia na segurança, os usuários podem enviar para parentes ou amigos as informações do seu trajeto, como horário e local de embarque, o modal utilizado e lugar e a hora de chegada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *