São Paulo 18/1/2021 –
A ideia central é promover viagens mais acessíveis, criando iniciativas turísticas e auxiliando as pessoas a estimularem o turismo em suas vidas
Segundo dados da pesquisa da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada em 2020 pelo IBGE, apenas 20% das famílias brasileiras viajam, sendo que 48,9% alegam falta de dinheiro para viajar. Com isso, é possível notar que a falta de opções acessíveis de viagens dificultam o turismo no Brasil.
Para ajudar este contexto, vem ganhando cada vez mais força o conceito de turismo social. A ideia central do turismo social é promover viagens mais acessíveis, criando iniciativas turísticas e auxiliando as pessoas a estimularem o turismo em suas vidas. Normalmente, o turismo social oferece preços 25% a 40% mais baixos que o turismo comercial ou apresenta opções fáceis para o cliente.
De acordo com estudo publicado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), “o turismo social surgiu como uma proposta de democratizar a experiência turística a estes indivíduos ou grupos com alguma limitação ou dificuldade de acesso”. Embora pouco difundido no Brasil, o turismo social, além de engrandecer o conhecimento cultural e apresentar novas experiências ao viajante, também incentiva o crescimento econômico das cidades visitadas, colaborando assim para o estímulo turístico da região.
É o caso da Coobrastur, pioneira na criação do sistema de planos de hospedagens, em que o viajante paga uma mensalidade e tem à sua disposição mais de 1.500 hotéis credenciados nos principais destinos turísticos do Brasil e mais de 500 mil hotéis parceiros pelo mundo.
Recentemente, a empresa fechou uma parceria com a Rede AccorHotels, através da bandeira Ibis, outra empresa que também pratica o turismo social ao oferecer hospedagem mais baratas aos seus clientes. Essa parceria disponibiliza aos clientes da Coobrastur mais opções de hospedagens em mais de 50 destinos nacionais e internacionais. “Entendemos que o custo-benefício é importante no planejamento de viagens, por isso o objetivo é ajudar os nossos clientes a realizar as suas viagens de uma forma financeiramente confortável”, afirma Michel Daros – Diretor de Negócios. Anualmente, mais de 180.000 pessoas utilizam um número superior a três milhões de diárias nos hotéis credenciados, com direito à hospedagem para duas pessoas com café da manhã.
Por sua vez, a rede Ibis é uma cadeia de hotéis de categoria econômica pertencente à empresa francesa Rede AccorHotels. Atualmente, devido à pandemia da COVID-19, a empresa criou o selo ALLSAFE e instituiu novos protocolos de higiene e segurança, com produtos de limpeza que atendem os mais altos níveis de desinfecção exigidos pela OMS, “garantindo toda a tranquilidade aos seus clientes”. Somente na família Ibis, são mais de 2.000 unidades espalhadas em vários países do mundo, sendo que mais de 200 delas estão no Brasil.
“A parceria da rede Ibis com a Coobrastur vai fortalecer ainda mais o turismo social, colaborando assim para o estímulo do turismo no país” afirma Michel Daros – Diretor de Negócios.
Website: http://coobrastur.com/