Curitiba, PR 18/12/2020 – A tecnologia mobile ajuda a aumentar o índice de retenção de profissionais, além da economia de recursos que a educação à distância representa para as empresas
Tecnologias mobile que engajam, capacitam e promovem a interatividade surgem como diferenciais estratégicos para treinamento à distância e resultados das empresas
As orientações de distanciamento social por causa da pandemia fizeram muita gente conquistar um emprego sem nem mesmo precisar sair de casa ou conhecer a sede da nova empresa. Dados do Acesso RH mostram que em julho as contratações à distância tiveram alta de quase 50%: é o maior volume desde março, quando iniciou o estudo. E da mesma forma que a capacidade de criar, planejar e ser autêntico podem ser diferenciais para conquistar um emprego, ela também é decisiva para integrar, treinar e reter colaboradores, tornando-os comprometidos com a cultura e missões da empresa.
E foi justamente essas habilidades que fez nascer um importante projeto tecnológico em uma das maiores empresas se refeições coletivas do país. “O sonho de qualquer RH é ter o conhecimento de base como parte importante do seu processo de treinamento. Muito antes da COVID-19 já estávamos investindo em novas tecnologias mobile à equipe, em virtude do nosso crescimento pelo Brasil. Buscávamos algo que, além de facilitar a rotina com integrações e treinamentos, fosse também motivador e com alto poder de engajamento. Foi quando colaboradores voluntários de setores multidisciplinares se reuniram para avaliar suas principais dificuldades, desafios, complexidades e, juntos, deram vida a um APP gamificado totalmente educativo para que os colaboradores se sintam valorizados, pertencentes a empresa e ainda mais motivados”, diz Kamille Dantas, gerente de RH do Grupo Risotolândia.
O Universo Risotolândia, além de engajar a equipe e mantê-la alinhada com a cultura e missões do grupo, também diminuiu as taxas de turnover da marca. Segundo o CAGEG, no mercado como um todo, essa taxa foi de quase 42% nos últimos cinco anos. “O APP é um grande aliado contra essa rotatividade, pois sabemos o quanto ela interfere nas conexões com os clientes, além das taxas com rescisão de contrato e da perda de capital intelectual. Com a nova ferramenta mobile avançamos como em um jogo mesmo, a cada nova fase, novas vitórias”, acrescenta Kamille.
O APP permite transmitir em formato lúdico, simples e dinâmico as informações práticas e processos da empresa, independente da região de atuação do colaborador, compartilhando com todos seus valores e cultura. “Logo nos primeiros meses o APP atingiu seu objetivo. Observamos que 70% dos jogadores eram de profissionais de unidades fora do Paraná. Outra grande vantagem é que ele permite aos profissionais maior autonomia para desenvolver suas competências acessando as ferramentas tecnológicas onde e quando for melhor, isso é excepcional para empresas como a nossa que estão em várias regiões, com rotinas e horários diferentes”, afirma a gerente.
O Grupo, que está no mercado há 68 anos, também atende em SC, RS, MG, SP, RJ e CE.
AMBIENTE CORPORATIVO: TECNOLOGIAS QUE CAPACITAM E ENGAJAM
O que foi imposto às empresas neste ano de pandemia já era a realidade de muitas organizações com colaboradores em diferentes localidades, sendo impossível centralizar os treinamentos e manter uma comunicação constante. O Grupo Risotolândia observou em 2018 que o menor engajamento às ações de educação corporativa estava entre os profissionais de unidades externas à Unidade Central, em Araucária, no Paraná.
Naquele mesmo ano, teve sua primeira iniciativa para transformar esse cenário com a implantação da Universidade Corporativa Risotolândia (UCR), uma plataforma em formato EAD com mais de 60 cursos totalmente gratuitos em diferentes áreas de atuação. Foram também os resultados promissores da Universidade Corporativa que impulsionaram a criação do APP Universo Risotolândia, no início de 2020, a ferramenta de treinamento em formato de jogos, disponível gratuitamente nas lojas virtuais, com cenários e personagens em situações cotidianas, que está ajudando a corporação a reduzir turnover e otimizar seus recursos com treinamentos, viagens e afins.
EXPERIÊNCIA PIONEIRA
O processo de criação do Universo Risotolândia contou com a participação voluntária de 30 profissionais de diferentes áreas de atuação dentro da empresa – gerentes, psicólogos, engenheiros de alimentos, nutricionistas, cozinheiros e auxiliares de cozinha. Ao longo de 12 meses, esses colaboradores trabalharam juntos para a construção do jogo, com apontamentos minuciosos de sua rotina de trabalho.
Mariana Godoi, Coordenadora de Desenvolvimento Humano Organizacional da Risotolândia, conta que a experiência resultou em um jogo aderente à realidade da organização, que coloca em prática o anseio de todo o RH: reunir as demandas da organização e dos colaboradores.
Ao acessar o aplicativo, os colaboradores são guiados por conteúdos exclusivos e reais, para o contínuo desenvolvimento de suas competências. “Nossa proposta é que o desafio de cada colaborador dentro do jogo esteja de acordo com os desafios que ele tem no dia a dia da empresa”, complementa a gerente de RH.
A partir de abril de 2020, os cursos da Universidade Corporativa passaram a estar inseridos dentro do app gamificado: para avançar em cada fase do jogo, é necessário um código de segurança, acessado somente ao final de cada curso da UCR. A Coordenadora de Desenvolvimento Humano Organizacional afirma que, ao integrar as duas metodologias educacionais, a empresa observou um aumento de 14% de inscritos nos cursos à distância, dentre os quais 47% ocupam cargos operacionais. Já o APP teve um aumento de 10% de jogadores ativos, durante o período da pandemia.
Website: https://risotolandia.com.br/