Distrito Federal 26/11/2020 – Apesar da crise colocando em risco atividades presenciais, não haveria momento melhor para investir em uma franquia focada no atendimento online.
Em meio à crise mundial por causa da pandemia, as pequenas e microfranquias se mantêm como boas opções de investimento em negócios. O setor de franchising reage positivamente ao cenário de instabilidades e apresenta melhoras significativas no faturamento do 3º trimestre. Vivendo essa realidade, o primeiro franqueado selecionado pelo programa caça-talentos da UWM, Fábio Aguiar, abre sua franquia de tecnologia em Vicente Pires – DF
Em meio a uma crise mundial sem precedentes, por causa da pandemia, muitas pessoas perderam o emprego ou se viram diante de um momento, aparentemente, inadequado para investir em um negócio. Contudo, as pequenas e microfranquias se mantêm como boas opções por terem um modelo testado, aprovado, com suporte e pelo valor de investimento inicial mais acessível.
De acordo com estudo apresentado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a empresa de pesquisas AGP, o mercado já apresenta uma reação positiva ao cenário de instabilidades. O segundo trimestre de 2020 foi muito desafiador, mas o setor de franquias reage e demonstra melhoras significativas nos índices de faturamento do terceiro trimestre.
A retomada é atribuída ao maior número de unidades em operação, fortalecimento dos canais digitais, fortalecimento da confiança pelo empresariado e consumidor, entre outros pontos como: a manutenção dos juros baixos e os programas de renda emergencial.
Vivendo essa realidade, o primeiro franqueado selecionado pelo programa caça-talentos da Universidade Web Marketing (UWM) inaugura uma unidade Hostnet em Vicente Pires – DF. Para chegar a esse feito, o designer gráfico, Fábio Aguiar, dedicou-se com afinco ao curso da UWM, fechou o conteúdo em três meses. No quarto mês, vendeu seis sites que já foram entregues.
A localidade
A unidade de franquia de Fábio Aguiar está localizada em Vicente Pires; região administrativa do Distrito Federal com características rurais, mas apresenta um centro urbano que concentra muitos condomínios residenciais e um comércio bem estruturados.
Até 2009, Vicente Pires fazia parte de Taguatinga. Sua população é estimada em 75.162 habitantes, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2010/2011. Recentemente, a localidade passou por obras, e está pronta para se desenvolver mais ainda como promessa de se tornar um dos melhores lugares para se viver e investir em novos negócios no Distrito Federal.
O Franqueado
Fábio Aguiar atua em áreas relacionadas à tecnologia desde 2011. Ao longo do tempo, ele montou uma gráfica rápida especializada em comunicação visual e, já em 2018, mudou o perfil da empresa para online, passando a atender 99% dos seus clientes pela internet.
Em 2020, o empresário se matriculou na Universidade Web Marketing – programa caça-talentos da Hostnet onde o aluno aprende com aulas práticas, desenvolvendo projetos profissionais. Durante a capacitação, são selecionados os melhores candidatos a franqueados que terão acesso a um parcelamento para o valor necessário de investimento na abertura de uma unidade de franquia Hostnet.
O espírito empreendedor de Fábio fala bem alto. O profissional tem empresa estabelecida desde 2010. Uma gráfica voltada para materiais gráficos e camisetas personalizadas, e esse último tipo de serviço garantia a maior parte da receita de sua receita até a pandemia começar. Hoje, o estabelecimento funciona também como uma porta de entrada para os novos clientes de sites e e-commerces.
O novo franqueado conheceu a Universidade Web Marketing durante o lançamento da capacitação, enquanto fazia o curso de Criação de Loja Virtual pelo YouTube. “Me encantei pela proposta apresentada. Eu já vinha fazendo outros cursos online, mas não conseguia deslanchar, o que só aconteceu quando conheci a metodologia Hostnet”, destacou Fábio Aguiar.
Quando aderiu ao programa da UWM, o empresário já tinha clara a ideia de se tornar um franqueado, além de absorver a capacitação para criar sites com excelência. E ele estava certo; foi o primeiro aluno selecionado para se tornar dono de uma unidade de franquia a partir desta proposta.
Fábio, como todo empresário, foi pego de surpresa pela pandemia e viu uma queda brusca de 90% no fluxo produtivo de sua gráfica. Diante deste cenário, ele não desanimou, focou em tornar o tempo de aprendizado na UWM menor e estudou durante três meses, todos os dias, de domingo a domingo, de 9h da manhã até as 2h da madrugada. Vale ressaltar que a empresa aposta em 12 meses de capacitação no programa caça-talentos e reconhece a rapidez do Fábio como uma exceção.
Ter uma franquia de tecnologia
Essa é a primeira vez que o designer investe em uma franquia. Ao perceber que precisava de um nome forte e uma base de apoio para vender sites, enxergou no nome e na estrutura da franqueadora tudo o que procurava. Hoje se sente seguro para vender e desenvolver sites contando com o suporte da empresa e o reconhecimento do mercado.
O empresário vislumbrou uma oportunidade ao pensar em empreender em meio à crise econômica e no cenário pandêmico. O formato da Universidade Web Marketing permitiu ter certeza de que poderia aproveitar o tempo ocioso do período mais rígido do distanciamento para acelerar o aprendizado.
A oportunidade de investir no setor de tecnologia é bem sedutora para a maioria das pessoas que têm o desejo de empreender e com o Fábio Aguiar não foi diferente.
“Sempre quis trabalhar nessa área e há três anos minha empresa é praticamente toda online, por isso sei o potencial das vendas pela internet. Com a redução de custo e tempo, com essa experiência consigo mostrar resultados e vender sites”, observou o novo franqueado.
Para o fundador e diretor da franqueadora, Kauê Linden, em meio a uma pandemia, a forma mais segura de manter a comunicação e os negócios é pela internet. “Apesar da crise da saúde colocando em risco atividades presenciais, não haveria momento melhor para uma franquia nos moldes da Hostnet; focada no atendimento online de pequenas, médias e grandes empresas que devem estar na web e com diversas ferramentas para venda, manutenção e captação de novos clientes. Nosso sistema já reúne 40 unidades de franquia em todo o Brasil, no momento em que a empresa completa 20 anos de existência”, destacou o empresário.
Em relação ao custo do programa da UWM, a opinião de Fábio Aguiar é bem positiva. O designer considera que foi um investimento bem em conta analisando o conteúdo e suporte disponibilizados, e a possibilidade de poder cobrir os custos com os websites comercializados e outros serviços correlacionados. O curso da UWM é todo online com um método inovador.
Inauguração e serviços
Fábio Aguiar inaugurou a franquia em novembro. Sua meta é vender R$ 7 mil ao mês no primeiro semestre da franquia e assim, em breve, poder se dedicar com exclusividade aos produtos e serviços da marca. Além de sites, lojas virtuais e aplicativos, a nova unidade Hostnet comercializa outras facilidades, dentre as quais podemos citar: hospedagem de sites e registro de domínios; serviços de e-mail corporativo; automação e consultoria em marketing digital e muito mais. A ideia é oferecer aos clientes, pacotes e serviços voltados para empresas e profissionais que desejam transformar a internet em espaço para empreender e fechar bons negócios, e ajudá-los a ter sucesso na web.
A Hostnet é especialista em negócios digitais: criação de sites, lojas virtuais e aplicativos, automação de marketing, hospedagem, registro de domínio, e-mail corporativo e e-mail marketing. Para saber mais acesse: https://www.hostnet.com.br
Website: http://www.hostnet.com.br