Pandemia gera novo olhar para consumo de moda brechó
A pandemia afetou diversos ramos da economia, incluindo o varejo de roupas. Dentro deste, as seminovas. A idealizadora da Boutique Brechó Dondoca Vende Tudo, Camila Scarpa, conta como intensificou a forma de venda e proximidade com os clientes neste período.
Segundo a empresária, “o modelo de negócio do Dondoca já é um desafio, com ou sem pandemia. Temos o foco em um nicho, além de um ambiente onde existe barreira cultural de consumo”. Apesar disso, a maior dificuldade neste tempo foi voltada para o receio financeiro, porém, dentro dele surge uma oportunidade de negócio. “As pessoas voltaram o olhar para esse momento difícil, onde não sabiam se receberiam seu dinheiro ou não. Por isso, sabendo que somos uma empresa que sabe valorizar o acervo, muitos nos procuraram para rentabilizar por nosso intermédio, uma vez que já temos uma logística para este negócio”, conta Camila.
Outro fator dominante em meio a pandemia, é passar confiança para o público, intensificando os meios de higienização das peças. “No começo da pandemia existiu uma paralisação mundial. Ao invés das pessoas ficaram com medo de consumir, elas perguntavam do protocolo de limpeza. Por serem roupas de reuso”, explica a empreendedora. Ao compreender esta preocupação, Camila ressalta que “a carga de trabalho quadriplicou, já existia esterilização e dedetização, mas intensificamos o que já era feito. Sem dia de descanso e muito foco nas mídias digitais, com equipe engajada e um bom dream team.”.
A importância do foco nas mídias digitais
O Dondoca Vende tudo começou por venda onLine, conquistando um publico fiel nacional, com mais de 30mil seguidores. Com a grande procura, foi inaugurada a loja física no começo de 2020. “Temos um conceito diferenciado de espaço, onde a cliente pode garimpar à vontade e receber uma assessoria no próprio local. Com a vinda da pandemia, focamos em nossas redes sociais e conseguimos gravar de dentro da loja, por isso, estreitamos a relação pela mídia”, explica a empreendedora.
A empreendedora conta que pretende fazer uma reinauguração da loja física quando a situação nacional melhorar, mas ressalta a importância de focar nas novas estratégias nesse momento. “A dica que dou para os empreendedores em geral é que tem que ter sabedoria e entender que agora é a hora de trabalhar, abdicar de outras escolhas e se dedicar ao trabalho de forma intensiva. Se colocar ao lado do cliente e se posicionar”.
“Às vezes você está tão envolvido no processo que deixa de ver a beleza das flores, só vê vendas e contas. Não dá para sentar e se lamentar, calma! dá para fazer uma limonada com um limão só. Tire do papel projetos mais criativos e que proporcionem experiências para os clientes, repensando no que ele tem precisado. Procure plataformas online, trabalhe de forma inteligente. Parar de pensar no problema e escute o que as pessoas têm para falar, fortaleça o Networking, faça o problema se tornar uma ponte para novos projetos”, finaliza Camila.
Dondoca Vende Tudo – Instagram: @dondocavendetudo
Site: dondocavendetudo.com.br
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