Pátio do Colégio recebe Feira dos Direitos Humanos nesta segunda-feira
No dia 9 de dezembro o Pátio do Colégio, no Centro Histórico de São Paulo, receberá a 2ª Feira dos Direitos Humanos, em comemoração à Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que neste ano completa 71 anos. Mais de 40 serviços gratuitos serão oferecidos à população nas áreas de saúde, educação, mercado de trabalho, assistência social, bem-estar, beleza, entre outras. A feira promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania começará às 10 horas e seguirá até 16 horas.
O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), vinculado à Secretaria da Justiça, realizará a coleta de material biológico para investigação de paternidade (teste de DNA), no Pátio do Colégio. As senhas a serem entregues são limitadas. Para solicitar o teste é necessário apresentar a certidão de nascimento da criança e os documentos de identificação originais com fotos da mãe e do pai. Os três deverão comparecer ao local.
Quarenta e duas barracas serão montadas no Pátio do Colégio. A estrutura também contará com cinco unidades móveis para a prestação de serviços diversos, como orientações ao consumidor e ao empreendedor, saúde bucal, entre outros. Cerca de 300 pessoas estão envolvidas nas atividades da feira.
“O objetivo do evento é facilitar o acesso da população aos serviços públicos da Secretaria da Justiça, órgãos vinculados à Pasta, e dos parceiros envolvidos na ação. A feira também visa a disseminar as boas práticas que envolvem os direitos humanos”, explicou o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti.
A abertura da 2ª Feira dos Direitos Humanos ocorrerá às 10h no Espaço da Cidadania “Governador André Franco Montoro”, prédio nº 184 da Secretaria da Justiça. Durante o evento, será lançada a cartilha virtual Orientador de Boas Práticas – Atendimento dos Serviços Públicos às Populações Vulneráveis, que visa a apresentar orientações técnicas para atendimento de diferentes grupos nas unidades da administração pública estadual. Em seguida o ex-secretário da Justiça, Belisário dos Santos Junior, proferirá a palestra Direitos Humanos e os Desafios do Estado de Direito na Contemporaneidade.
A partir das 12h30, ocorrerão as apresentações musicais da Banda Soul da Paz, do percussionista Ronaldo DiCastro, da dupla Gisele Nery e Júlio Nery e da Família Sambafro.
Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, no dia 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.
Desde sua adoção, em 1948, a DUDH foi traduzida para mais de 500 idiomas – o documento mais traduzido do mundo – e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias recentes. (Fonte: Organização das Nações Unidas – Brasil)
Confira a programação da 2ª Feira dos Direitos Humanos:
Serviços de Cidadania:
1 – Orientação jurídica;
2 – Orientação ao consumidor (Procon-SP);
3 – Orientação ao empreendedor e microcrédito (Sebrae);
4 – Cadastramento biométrico de eleitores (necessário apresentar o comprovante de residência e um documento original com foto);
5 – Emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, atestado de antecedentes criminais, impressão de 2ª vias de contas;
6 – Coleta de material para teste de investigação de paternidade (necessário a presença da mãe, filho(s) e pai. Trazer certidão de nascimento da criança e documentos de identificação originais com fotos dos pais);
7 – Orientação para programas sociais e Cadastro Único;
8 – Inscrição para cursos profissionalizantes;
9 – Cadastro de currículos e pesquisa de vagas de emprego;
10 – Cadastro de vagas para jovem aprendiz;
11 – Orientação migratória e emissão da Carteira de Trabalho para imigrantes;
12 – Educação fiscal;
13 – Empregabilidade LGBTI+;
14 – Fórum Inter-Religioso.
Serviços de Saúde:
1 – Saúde bucal;
2 – Orientação nutricional/ medição de peso e altura;
3 – Aferição de pressão arterial e teste de glicemia;
4 – Acupuntura;
5 – Teste rápido de HIV e sífilis;
6 – Atendimento sobre dependência química;
7 – Vacinação contra gripe, HPV e meningite.
Serviços de beleza e lazer:
1 – Corte de cabelo, esmaltação e design de sobrancelhas;
2 – Massagem e orientação postural;
3 – Limpeza de pele e maquiagem;
4 – Spa para mãos;
5 – Bijuterias, tranças e roupas afro;
6 – Espaço kids, caricatura e cosplay;
7 – Artesanato indígena;
8 – Produtos orgânicos de comunidades remanescentes de quilombos;
9 – Exposição da cultura nordestina;
10 – Culinária afro-brasileira;
11 – Doces artesanais produzidos por alunos do Curso de Chocolateria dos Centros de Integração da Cidadania (CICs).
Apresentações (a partir das 12h30min)
1 – Banda Soul da Paz;
2 – Ronaldo Dicastro – percussão, saxofone e cavaquinho;
3 – Família Sambafro;
4 – MPB – Gisele Nery e Júlio Nery.
Anote em sua agenda:
Evento: 2ª Feira dos Direitos Humanos
Local e data: Pátio do Colégio, 9 de dezembro, das 10 às 16 horas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania